Menu
Brasil

Mais de 20 milhões de crianças não são vacinadas contra o sarampo

Aline Rocha

25/04/2019 15h07

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

Entre 2010 e 2017, cerca de 169 milhões de crianças não receberam a primeira dose de vacina contra o sarampo no mundo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou que a média de crianças não vacinadas chega a 21 milhões anualmente, o que abriu caminho para surtos de sarampo que atingem diversos países.

Henrietta Fore, diretora-executiva do Unicef, explica que o vírus sempre encontrará crianças não vacinadas, tanto em países ricos como em nações mais pobres. “A base para os surtos de sarampo que estamos testemunhando hoje pelo mundo foi estabelecida há anos”, conta.

Dados divulgados pelo Unicef apontam que mais de 110 mil casos de sarampo foram relatados em todo mundo apenas nos três primeiros meses de 2019. Esse número corresponde a um aumento de 300% em comparação com o mesmo período de 2018.

Eles estimam que, em 2017, 110 mil pessoas morreram em decorrência do sarampo, a maior parte delas são crianças. Isso indica o aumento de 22% em relação ao ano anterior.

Fatores como falta de acesso, sistemas de saúde pobres, medo ou ceticismo fizeram com que a cobertura da primeira dose da vacina, em 2017, tenha ficado em 85%. A segunda dose tem cobertura menor ainda, de 67%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cobertura para atingir a imunidade em massa seja de 95%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado