Menu
Brasil

Lei anticrime entra em vigor nesta quinta (23)

Houve 25 vetos ao texto aprovado pelo Congresso. Entre os pontos, estão o aumento de pena para homicídios cometidos com arma de fogo por uso restrito

Redação Jornal de Brasília

23/01/2020 12h47

Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, o pacote anticrime entra em vigor nesta quinta-feira (23).

O texto que passou pelo Congresso sofreu 25 vetos. Entre os pontos cortados, estão o aumento de pena para homicídios cometidos com arma de fogo de uso restrito, que poderia envolver agentes da segurança pública, e o aumento de pena para condenados por crimes contra a honra cometidos pela internet.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vibrou com a data. No entanto, ele pontua que “há avanços importantes”

Juiz de garantias

Nessa quarta-feira (22), o vice-presidente do STF, ministro Luiz Fux, decidiu suspender a aplicação do mecanismo do juiz de garantias pela Justiça, até o plenário da Corte julgar o mérito da ação, o que não tem data para ocorrer.

A decisão anula liminar concedida pelo presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, que, na semana passada, suspendeu a aplicação das regras por seis meses. Toffoli chegou a criar um grupo de trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também é presidido por ele, para discutir a implementação do juiz de garantias.

A decisão de Fux foi motivada por nova ação protocolada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Para a entidade, a medida deveria ser suspensa até o julgamento definitivo por violar princípios constitucionais.

Fux ocupa interinamente a presidência da Corte no período de férias de Toffoli, até 29 de janeiro.

O juiz de garantias deve atuar na fase de investigação criminal, decidindo sobre todos os pedidos do Ministério Público ou da autoridade policial que digam respeito à apuração de um crime, como, por exemplo, quebras de sigilo ou prisões preventivas. Ele, contudo, não poderá proferir sentenças.

Com informações da Agência Brasil

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado