Menu
Brasil

Justiça determina que clínica indenize recepcionista negra que se recusou a tirar tranças do cabelo

Tanto a recepcionista quanto a clínica médica vão recorrer, e o caso será julgado no TRT mineiro

Redação Jornal de Brasília

21/11/2020 9h14

Foto: Alex Robinson / Unsplash / Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho Justiça determinou, nesta sexta-feira (20), que uma recepcionista seja indenizada em R$ 30 mil devido ter sido demitida por não aceitar retirar as tranças para trabalhar em uma clínica médica, na cidade de Nova Lima, na Grande BH. As informações são do G1.

Tanto a recepcionista quanto a clínica médica vão recorrer, e o caso será julgado no TRT mineiro.

Segundo os relatos da recepcionista, uma superiora imediata dela observou que ela estava com tranças no cabelo e tirou foto e levou para uma consultora de imagem, que verificaria a “adequação da mudança de visual”.

Posteriormente,  a consultora ligou para a recepcionista e, com o conhecimento da empregadora, teria falado para a mulher tirar as tranças sob a justificativa  de que o visual “não combinaria com a imagem da clínica”. A recepcionista então se recusou a atender o pedido e, por isso, foi dispensada dias depois.

“A dispensa foi discriminatória, em retaliação à recusa do pedido. Na mesma ligação telefônica, a coordenadora da clínica demonstrou ter conhecimento da ajuda que a consultora prestou um tratamento capilar. Uma exposição indevida”, argumentou a recepcionista na ação.

Por outro lado, a coordenadora da clínica relatou no processo que o penteado não se enquadrava no padrão estético e institucional pedido pelo estabelecimento e que a demissão foi devido o baixa procura pelos serviços da clínica, em decorrência da pandemia de Covid-19.

“A recepcionista sempre foi valorizada e elogiada. A conversa mantida com a consultora de imagem foi em caráter privado e não houve determinação para que a reclamante alisasse os cabelos”, relatou a coordenadora na ação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado