Menu
Brasil

Jovem que viajava 100km por dia para estudar passa na UFC

Lucas tirou 742,14 pontos e alcançou a 21ª posição na lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para medicina

Redação Jornal de Brasília

31/01/2020 11h37

Foto: Arquivo Pessoal

O esforço do estudante Lucas Ribeiro de Sousa, 20 anos, foi recompensado por meio de estudo. O cearense passou para medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele viajava da zona rural de Horizonte para Fortaleza para estudar, a uma distância de cerca de 106 km, somando ida e volta. 

Lucas tirou 742,14 pontos e alcançou a 21ª posição na lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso. Ao G1, o estudante disse que sempre contou com o apoio da família e de uma amiga. “Eu tive muito apoio, tanto familiar quanto do curso, porém eu não tinha o material necessário para estudar em casa, só consegui através de uma amiga que já tinha estudado no mesmo local”, afirma.

Para ajudar a pagar as despesas, Lucas dava aula particular e recebia R$ 70 por mês de cada aluno de reforço. “Era muito gasto para nossa família. Era tirar dinheiro de onde não tinha para pagar a condução, além dos gastos diários com alimentação. Já aos sábado, quando havia aula, eu não podia ir. Era financeiramente inviável”, explicou.

Lucas não precisará mais fazer o trajeto quando as aulas começarem. A amiga da mãe dele ofereceu moradia na capital e ele disse esperar auxílio da universidade. “Eu espero receber o auxílio da UFC, além de trabalhar nos laboratórios para, então, conseguir me estabilizar de verdade”, finalizou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado