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Brasil

Inep afirma que todas as áreas da educação serão afetadas pela pandemia

“O MEC se enfraquece um pouco diante da questão fiscal que o Brasil vive”, reconheceu, sem dar maiores detalhes, o presidente do Inep, Alexandre Lopes

Redação Jornal de Brasília

02/07/2020 15h32

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus que afetou todo o Brasil deverá chegar a todas as áreas da educação mas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda é cedo para saber quais serão os impactos. 

A constatação foi feita nesta quinta-feira (2) por Gustavo Henrique Moraes, pesquisador do Inep, durante apresentação do relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação/2020.

Também foi admitido o impacto financeiro da crise diretamente no Ministério da Educação (MEC). “O MEC se enfraquece um pouco diante da questão fiscal que o Brasil vive”, reconheceu, sem dar maiores detalhes, o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Metas

O PNE, como é conhecido, tem 20 metas que devem ser cumpridas 100% em um prazo de 10 anos , de 2014 a 2024. O relatório – que abrange os últimos dados de 2018 e 2019 – divulgado hoje aponta que dos 57 indicadores, apenas 13,4% tiveram a meta atingida.

“Percebe-se que 41 indicadores (73,21%) têm nível de alcance maior do que 50%, 28 indicadores (53,84%) têm nível maior do que 80% e 7 indicadores (13,46%) já chegaram à meta estabelecida. O nível médio de alcance está em 76,22%. Reconhecer esses números é rejeitar a compreensão simplista que afirma que tudo vai mal na educação brasileira; é reconhecer o esforço coletivo dos profissionais da educação que, mesmo que enfrentem adversidades, apostam na escola como o local da esperança e da transformação nacional”, ressalta o documento.

Os dados apresentados mostram ainda que apenas 31 de 37 indicadores usados no plano tiveram nível de execução inferior a 60%, mas 21% dos indicadores retrocederam. Sobre o desempenho do Plano, o presidente do Inep disse que, sozinho, o MEC não conseguirá executar todas as 20 metas do PNE até 2024 e lembrou a importância do envolvimento dos estados, municípios, universidades, institutos federais no cumprimento dos objetivos.

O pior resultado do relatório diz respeito à meta que estipula que pelo menos 25% das matrículas na Educação de Jovens e Adultos seja integrada à educação profissional. “Aqui está nosso pior indicador: apenas 1,6% de matrículas de jovens adultos estão integradas à educação profissional”, destacou Gustavo Moraes.

Com informações da Agência Brasil

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