Menu
Brasil

Incêndio em hospital no Rio mata ao menos 11 pessoas

Informações sobre a identidade das vítimas não foram reveladas

Lindauro Gomes

13/09/2019 8h29

Employees are seen after a fire hit the Badim Hospital in Rio de Janeiro, Brazil September 12, 2019. REUTERS/Ian Cheibub NO RESALES. NO ARCHIVES

Da redação
[email protected]

Um incêndio de grandes proporções no Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, ocorrido no início da noite da quinta-feira (12), provocou a morte de, pelo menos, 11 pessoas — todas pacientes. Ainda há oito pessoas internadas com queimaduras graves nas vias respiratórias.

A direção do hospital afirmou que, na madrugada de sexta (13), as buscas por mortos foram encerradas. Até 7h50, duas vítimas haviam sido identificadas: Irene Freitas de Brito, de 84 anos, e Luzia dos Santos Melo, de 88.

A suspeita é de que o incêndio foi provocado por um curto-circuito em um gerador, o que teria acontecido por volta de 18h30. Rapidamente a fumaça se espalhou. 103 pacientes estavam internados na unidade, e 224 funcionários trabalhavam. As pessoas foram retiradas para ruas próximas e ficaram deitadas em macas.

Quando as chamas se espalharam pelo prédio do hospital, dezenas de pacientes começaram a ser retirados às pressas. Muitos deles ficaram aguardando remoção na calçada, para desespero de familiares. Castro afirmou que 69 pessoas que estavam internadas foram conduzidas para outros hospitais.

Ainda na noite desta sexta (12), os bombeiros passaram a fazer uma varredura do prédio do Badim. Na madrugada, oito corpos foram localizados no interior do edifício.

O Hospital Badim foi construído nos anos 2000 e conta com cerca de 200 leitos. No momento do incêndio, estava praticamente lotado. Ao todo, 103 pessoas estavam internadas na unidade no momento do incêndio. O hospital informou que nenhum dos 224 funcionários de plantão na hora morreu.

A direção do hospital abriu os canais [email protected] e (21) 97101-3961 (com acesso ao WhatsApp) para atender parentes.

Luto de três dias

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), decretou luto oficial de três dias em função do incêndio no Hospital Badim, no Maracanã, zona norte da cidade, que deixou 11 mortos na noite desta quinta-feira, 12. Crivella esteve no local no início da manhã desta sexta-feira, 13, e afirmou que dará apoio às vítimas. Crivella cancelou agenda que faria para anunciar a licitação para a nova gestão do Museu do Amanhã

 
Com agências
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado