Menu
Brasil

ID Estudantil: governo cria carteirinha digital

O novo documento terá a mesma finalidade da carteirinha tradicional e vai permitir a meia-entrada dos estudantes em eventos culturais

Aline Rocha

06/09/2019 17h28

greve na unb opnião de alunos – Foto: Minervino Júnior/ cedoc

Da Redação
[email protected]

Nesta sexta-feira (6) o Ministério da Educação lançou a carteirinha digital estudantil. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que disse que o documento gratuito deverá poupar trabalho de entidades que emitem carteirinhas próprias, como a União Nacional dos Estudantes (UNE). 

A medida que autoriza o lançamento da “ID Estudantil” foi assinada no Palácio do Planalto e será encaminhada ao Congresso Nacional. O aplicativo estará disponível para download na Apple Store e no Google Play para estudantes da educação básica, profissional, tecnológica e superior em 90 dias. O estudante que se interessar poderá retirar o documento físico na Caixa Econômica Federal. 

“Se podemos tê-la de forma gratuita, porquê não? Fiquei feliz também, que vamos poupar trabalho a uma minoria que representa os estudantes. Eles não vão ter que trabalhar mais. Afinal de contas, seu tempo laboral será zero”, disse o presidente. “Não teremos mais uma minoria para impor certas coisas em troca de uma carteirinha. A liberdade estudantil é muito bem-vinda”, afirmou.

“Essa medida de hoje, apesar de ser uma ‘bomba’, vamos assim dizer, é muito bem-vinda. Vem do coração. E vai ajudar, inclusive, a evitar que certas pessoas promovam nas universidades o socialismo”, explicou.

O novo documento terá a mesma finalidade da carteirinha tradicional e vai permitir a meia-entrada dos estudantes em cinemas, teatros, shows e demais eventos culturais. 

De acordo com Bolsonaro, existem 20 milhões de carteirinhas emitidas no Brasil e a cobrança para a obtenção do documento impacta financeiramente os estudantes de baixa renda. De acordo com ele, o valor gasto vai para pessoas que não estudam ou trabalham. 

Abraham Weintraub, ministro da Educação, disse que não é intenção do governo desmanchar nenhuma entidade estudantil e afirmou que a emissão pelo MEC não vai retirar a prerrogativa para que elas emitam o documento. 

“Esse é um governo que prega a liberdade. A gente nunca teria uma redução de opções para a população. A partir de hoje, pode continuar emitido. Não podemos afirmar que há fraude, mas também não podemos afirmar que não há. A partir do ano que vem haverá mais controle”, declarou.

Por meio da carteirinha digital, o Ministério da Educação pretende criar um banco de dados nacional dos estudantes, que poderá servir para acompanhar a regularidade do beneficiado pela ID Estudantil. Para se cadastrar, o estudante precisa autorizar o uso de dados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado