Menu
Brasil

IBGE começa a coletar dados para nova Pesquisa Nacional de Saúde

Considerado o maior e mais completo levantamento sobre a saúde da população na América Latina, a nova PNS vai investigar a prevalência de doenças crônicas

Lindauro Gomes

26/08/2019 15h10

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira, 26, a coletar dados para a nova Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Os pesquisadores vão visitar 108 mil domicílios em mais de dois mil municípios do País até fevereiro de 2020. O objetivo é traçar um verdadeiro raio x da saúde do brasileiro e do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerado o maior e mais completo levantamento sobre a saúde da população na América Latina, a nova PNS vai investigar a prevalência de doenças crônicas, além de outros indicadores importantes de estilo de vida, como sedentarismo, tabagismo, dieta e consumo de álcool. A pesquisa vai coletar também o peso e a altura de um morador por domicílio para aferir o grau de obesidade da população.

Por incrível que pareça, tem muita gente no país que nunca se pesou ou se mediu“, afirmou o diretor-adjunto de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

A pesquisa deste ano é feita em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério da Saúde.

A primeira PNS foi feita em 2013 – a deste ano é a segunda. No entanto, os dados de saúde vinham sendo apurados como parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios a cada cinco anos, desde 1998, permitindo comparações.

Essa pesquisa é muito importante para embasar políticas públicas, bem como para a detecção de novas agendas“, resumiu o diretor de pesquisas do IBGE, Eduardo Rios.

A última PNS revelou, por exemplo, que entre a população com 18 anos de idade ou mais, o porcentual de fumantes era de 14,5% e o de pessoas que costumavam ingerir bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana era de 24%.

Em 2013, a obesidade acometia um em cada cinco adultos, sendo que o porcentual era mais alto entre as mulheres (24,4%) do que entre os homens (16,8%). A pesquisa também mostrou que 7,6% da população tinham sido diagnosticados com depressão. E ainda que 21,4% da população eram hipertensos, 6,2% diabéticos e 12,5% tinham o colesterol alto.

A pesquisa deste ano vai acrescentar ainda novas apurações. Os entrevistadores vão apurar temas relativos à paternidade, como a participação masculina no pré-natal. A PNS vai apurar também com que idade os entrevistados tiveram sua primeira relação sexual. A violência (física, sexual ou psicológica) também será aferida na nova pesquisa, com detalhes sobre o local das agressões e o agressor.

As parcerias com a OIT e o Ministério da Saúde vão investigar as condições de trabalho, com perguntas para detectar condições precárias e doenças relacionadas à atividade, bem como a qualidade do atendimento no SUS.

As pesquisas e as evidências científicas são fundamentais para a tomada de decisões e a implementação de políticas no Ministério da Saúde“, afirmou a diretora de programa da Secretaria de Ação Primária à Saúde do ministério, Caroline Martins.

Os entrevistados receberão uma carta do IBGE avisando da visita dos pesquisadores. Todos os funcionários estarão identificados com crachás.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado