Menu
Brasil

Há sete anos, morria João do Pulo

Arquivo Geral

29/05/2006 0h00

Há sete anos, o Brasil perdeu um de seus principais nomes no esporte. Nascido em 28 de maio de 1954, João Carlos de Oliveira, ou João do Pulo como era conhecido, teve uma vida marcada por glórias e tragédias até sua morte em 29 de maio de 1999.

Recordista mundial no salto triplo durante dez anos, campeão pan-americano, João do Pulo sempre foi uma das referências da tradição brasileira na modalidade. Vindo de família simples, natural de Pindamonhangaba (SP), ele também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal-76 e na polêmica edição de Moscou-80.

As glórias competitivas tiveram fim em dezembro de 1981, após um acidente automobilístico. O atleta, então com 27 anos, ficou quatro dias em coma, foi submetido a várias cirurgias, passou mais de oito meses em tratamento mas no final teve parte da perna direita amputada.

A perda de sua única referência de vida, o esporte, levou o triplista à depressão profunda e ao alcoolismo. Com cirrose, hepatite e a saúde completamente debilitada, João do Pulo morreu em São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado