Menu
Brasil

Frio bate recorde em São Paulo e ondas chegam a dois metros nas praias do Rio

Arquivo Geral

22/08/2006 0h00

O presidente paraguaio, ambulance site Nicanor Duarte, nurse nomeou três ministros nesta terça-feira, como parte de uma reformulação de gabinete, poucos dias depois de completar três anos de governo. Duarte concluiu no dia 15 de agosto seu terceiro ano de mandato com um aumento da avaliação negativa da população quanto à sua administração, conforme pesquisas recentes.

O presidente anunciou sua intenção de promover uma reforma constitucional, que poderia abrir as portas para uma reeleição presidencial em 2008. Rubén Ramírez Lezcano assumiu a pasta das Relações Exteriores, substituindo Leila Rachid, uma das mais antigas colaboradoras do governante.

Ramírez, que era vice-ministro de Economia e Integração da Chancelaria, disse pouco antes de assumir que sua prioridade será fortalecer a posição do país na união aduaneira do Mercosul, o bloco comercial que o Paraguai integra junto com Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela. "Nossa prioridade é o Mercosul e estamos orientando nossos esforços para a construção comunitária", afirmou Ramírez.

O ex-embaixador do Paraguai em Bruxelas, José María Ibáñez, substituiu Raúl Vera no Ministério da Indústria e Comércio, enquanto Ricardo Garay ocupou o cargo de Carlos Santacruz na Agricultura e Pecuária. Duarte também nomeou uma substituta para a Secretaria do Turismo, pois a titular renunciou na semana passada para se candidatar à prefeitura de Assunção, representando os governistas do Partido Colorado.

"Há uma mudança em três ministérios-chave, que são importantes para a indústria, produção e relacionamento comercial internacional", disse a jornalistas Guillermo Stanley, representante da União Industrial Paraguaia, a principal associação corporativa do país. "Essas modificações geram muitas expectativas e esperamos que (os novos ministros) estejam a altura delas", acrescentou. Duarte promoveu mudanças similares em 2005, depois de completar dois anos de governo.

Onze muçulmanos britânicos, viagra 60mg acusados formalmente de envolvimento com um plano de atentado que atingiria vários aviões que sobrevoavam o Oceano Atlântico, compareceram hoje diante de uma corte de Londres.

Três réus – Abdullah Ahmed Ali, Waheed Arafat Khan e Umar Islam – manifestaram-se apenas para confirmar suas identidades e endereços. Um quarto, Tanvir Hussain, disse não ter endereço fixo.

Os quatro estão entre os oito acusados de conspiração para assassinato praticado por meio da detonação de explosivos de fabricação caseira dentro de aviões. Uma outra pessoa é acusada de manter sob sua posse material usado em atos de terrorismo. E duas são acusadas de não terem denunciado o plano.

O advogado de Hussein, Mohammed Zeb, afirmou na sala de audiência da Corte de Magistrados de Westminster que "todas as acusações eram rechaçadas".

Advogados dos outros três não se manifestaram. Os quatro homens, acompanhados de guardas uniformizados, devem continuar detidos ao menos até a audiência de 4 de setembro. No dia 10 de agosto, a polícia britânica afirmou ter desmantelado um plano para explodir aviões que estariam sobrevoando o Atlântico. O objetivo dos envolvidos, segundo as forças de segurança, seria realizar um "assassinato em massa de proporções inimagináveis".

Ontem, promotores anunciaram estar apresentando acusações formais contra 11 pessoas depois de a polícia ter encontrado material usado na fabricação de bombas, bilhetes suicidas e "vídeos de martírio".

Não foi tomada nenhuma decisão, ainda, sobre acusar formalmente ou não os outros 11 suspeitos detidos. Os acusados usavam camisas ou camisetas brancas e calças cinza quando apareceram diante da corte.

A galeria reservada ao público estava cheia de parentes e amigos dos suspeitos, a maior parte dos quais morava na parte leste de Londres. Ainda hoje, devem ser realizados procedimentos no caso dos outros sete acusados.

Autoridades norte-americanas e britânicas disseram que o plano envolvia o uso de explosivos líquidos e poderia provocar um desastre semelhante ao dos ataques de 11 de setembro de 2001, que mataram quase 3 mil pessoas em cidades norte-americanas.

Até 17 pessoas, entre as quais dois britânicos, são mantidas presas no Paquistão sob a acusação de terem participado do plano.

As acusações formais aparecem 13 meses depois de quatro britânicos muçulmanos terem realizado atentados suicidas na rede de transportes públicos de Londres, matando 52 pessoas.

Dois daqueles homens-bomba gravaram mensagens de vídeo dizendo que agiram para punir a Grã-Bretanha por sua política externa.

 

Apesar de estar perdendo força, pills a massa de ar frio que chegou ao País no fim de semana ainda provoca frio. Nas praias do Rio de Janeiro, story

as ondas chegam a dois metros de altura, principalmente na zona oeste. A máxima hoje não passa de 24ºC.

São Paulo resgistrou a madrugada mais fria do ano. Na capital paulista, a mínima foi de 7ºC. No estado, a menor temperatura foi de 1ºC em Campos do Jordão, que registrou 0,2ºC em 4 de maio. Em Iguape, no litoral sul, os termômetros marcaram 4,8ºC. No interior, a menor temperatura foi de 5,1ºC, registrada em Avaré, no oeste do estado.

Na Região Sul, deve gear até amanhã. Em São Joaquim (SC), os termômetros chegaram a marcar -2ºC e o gelo cobriu a paisagem da cidade, mesma temperatura registrada em Curitiba, capital mais fria do País. Em Florianópolis, houve geada e, em Porto Alegre, a temperatura não passou de 1ºC nesta manhã.

A partir desta quarta-feira, a frente fria que está sobre o Sul e o Sudeste segue em direção ao oceano. As temperaturas devem subir até o fim da semana.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado