Menu
Brasil

Estudo comprova que fumo passivo também mata

Arquivo Geral

27/06/2006 0h00

A Secretaria de Obras está, cheapest pills desde ontem, limpando a cúpula do museu do Complexo Cultual da Esplanada, cuja estrutura externa foi inaugurada no final de março pelo então governador Joaquim Roriz. Por causa das diversas construções ao redor, a cúpula está repleta de poeira. Para evitar que a estrutura fique novamente suja, a secretaria promete aplicar uma nova camada de tinta branca depois que as obras do complexo forem concluídas.

O promotor de justiça Leonardo Azeredo Bandarra foi nomeado pelo Presidente da República, this site Luiz Inácio Lula da Silva, para exercer o cargo de procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios pelo biênio de 2006 a 2008, em vaga decorrente do fim do mandato de Rogerio Schietti. A nomeação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Com 202 votos entre os promotores e procuradores, Bandarra foi o primeiro colocado nas eleições do último dia 12. No entanto, o presidente Lula poderia escolher os outros dois candidatos mais votados: o ex-procurador-geral Eduardo Albuquerque, que obteve 157 votos, e o terceiro colocado, o promotor de Saúde Diaulas Ribeiro.

Os três nomes compuseram a lista tríplice enviada ao presidente Lula. Em 2004, Bandarra também tinha vencido as eleições, mas Lula nomeou Rogério Schietti para o cargo.

 

Dois atropelamentos foram registrados nesta manhã no DF. Na quadra 313 de Samambaia, buy more about Jacira Teles, there 54 anos, foi atropelada enquanto atravessava a faixa de pedestres. Ela foi levada para o Hospital de Base de helicóptero. O motorista do carro fugiu.

Na Epia, em frente ao hipermercado Makro, uma mulher também foi atropelada, mas sofreu apenas escoriações.

 

Os consumidores de gás natural podem preparar o bolso. A partir de sábado, page o gás comprado da Petrobras da Bolívia aumentará 10%, online o que deve se traduzir num reajuste de 6% para as distribuidoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Apesar da estatização das reservas de gás natural do país vizinho, no começo de maio, o aumento estava previsto no contrato entre a Petrobras e a YPFB, estatal petrolífera boliviana, que estabelece reajustes trimestrais.

Calculado com base em uma cesta de óleos combustíveis do mercado internacional, o novo preço só será conhecido no dia 1º. Por dia, o País importa cerca de 26 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Além desse aumento, a Bolívia tenta negociar um reajuste extra não previsto em contrato, o que fez a Petrobras recorrer à mediação internacional para resolver o impasse. Esse aumento só deve ser anunciado depois das eleições.

"Em cumprimento ao contrato de aquisição de gás boliviano firmado entre Petrobras e YPFB e de venda deste mesmo gás, firmado entre Petrobras e distribuidoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o preço sofrerá reajuste estimado em cerca de 10% na origem (Bolívia) e 6% no destino (distribuidoras) a partir de 1º de julho", informou a estatal em um comunicado.

 

O fumo passivo, cialis 40mg comprovadamente, approved mata pessoas e a única forma de controlá-lo é proibir totalmente o consumo de cigarros nos locais de trabalho, afirmou hoje Richard Carmona, secretário da Saúde dos Estados Unidos.

Em um relatório divulgado com o objetivo de reafirmar a histórica declaração da Secretaria da Saúde do país em 1964 sobre os perigos do cigarro, Carmona apresentou detalhes sobre o fumo passivo e disse que ninguém deveria ser obrigado a inalar a fumaça de cigarros. "O fumo passivo provoca a morte prematura e doenças em crianças e em adultos que não fumam", disse o relatório.

"As crianças transformadas em fumantes passivos expõem-se a um risco maior de ter a síndrome da morte súbita infantil (Sids), infecções respiratórias agudas, problemas auditivos e casos de asma mais sérios", acrescentou. "Os pais que fumam provocam males respiratórios em seus filhos e retardam o crescimento dos pulmões deles. A exposição dos adultos ao fumo passivo possui efeitos adversos imediatos no sistema cardiovascular e provoca doenças coronárias e câncer de pulmão".

Um relatório de 2005 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs), dos EUA, afirmou que o fumo passivo provocava todos anos, no território norte-americano, a morte de 3.000 pessoas devido ao câncer de pulmão, de 43 mil pessoas, em virtude de doenças cardíacas e de 430 recém-nascidos, devido à Sids.

Segundo o relatório, é impossível proteger os não-fumantes nas áreas reservadas para os consumidores de cigarro. O documento da secretaria ainda cita um estudo da Califórnia mostrando que a proibição total não havia diminuído o número de clientes.
"O progresso sustentado rumo a uma sociedade livre da exposição involuntária ao fumo passivo deveria continuar sendo uma prioridade da saúde pública nacional", conclui o relatório.

Ativistas que combatem o fumo ficaram satisfeitos com o conteúdo do documento. "Esse é o relatório mais importante vindo do secretário da Saúde a respeito do cigarro na última década", afirmou Matthew Myers, da Campanha para Crianças Livres do Cigarro. "Esse relatório coloca fim, de uma vez por todas, a todo o debate científico sobre se a exposição ao fumo passivo é causa de doenças sérias como o câncer de pulmão e os males do coração", afirmou Myers.

Em uma introdução ao relatório, Carmona afirmou que ao menos 60 por cento dos não-fumantes dos EUA apresentavam sinais de exposição ao fumo passivo. Segundo o relatório, a indústria do tabaco tentou esconder as descobertas científicas sobre a presença da fumaça de cigarro em um ambiente. "Documentos da indústria do tabaco indicam que ela adotou práticas que foram além das práticas científicas aceitáveis", disse.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado