Menu
Brasil

Estudante é estuprada em UTI de Goiânia

O suspeito de cometer o ato é Ildson Custódio Bastos, 41 anos, técnico de enfermagem responsável pela vítima na noite do crime

Aline Rocha

30/05/2019 17h54

Foto: Reprodução/Internet

Aline Rocha
[email protected]

Uma estudante de 21 anos foi estuprada no dia em que deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Goiânia Leste (HGL), após quadro de crises convulsivas em 16 de maio. Susy Nogueira faleceu no último domingo (26) e, de acordo com boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foi pneumonia. O suspeito de cometer o crime é Ildson Custódio Bastos, 41 anos, técnico de enfermagem responsável pela vítima na noite.

Ele se entregou espontaneamente à Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e foi preso após o juiz Alessandro Manso e Silva, da 7ª Vara Criminal, expedir pedido de prisão preventiva. Durante o depoimento, Ildson preferiu permanecer em silêncio, mas seu advogado negou o crime e ressaltou que o mesmo não possui antecedentes criminais. De acordo com ele, o técnico de enfermagem demorou a se entregar pois temia por sua vida. Ildson trabalhava no hospital há um ano e cinco meses.

Diante do quadro da vítima, ela foi internada na UTI logo que chegou. A delegada Paula Meotti, responsável pelo caso, explica que “as imagens são claras. Ele se aproxima próximo ao leito da vítima, fecha a cortina do leito ao lado e coloca as mãos por debaixo do lençol, na região da genitália da vítima, e pratica atos libidinosos. Isso teria começado por volta das 2 horas da manhã e se estendido até após às 3 horas [da manhã]”.

De acordo com ela, quando os atos ficaram mais intensos, a estudante se contorce e quase cai do leito. A paciente tinha oscilações de consciência e estava amarrada na cama, por isso não conseguiu reagir.

Na manhã seguinte a vítima relatou o acontecido, aos prantos, a uma enfermeira, que comunicou a direção da unidade do ocorrido. As imagens foram assistidas pela direção e o técnico de enfermagem disse que qualquer um poderia ver por não havia acontecido “nada demais”. “Essa certeza com o que ele falou nos preocupa e por isso estamos levantando informações para verificar a possibilidade dele já ter cometido abusos anteriormente a esse caso. Apesar disso, ainda não temos relatos nesse sentido”, ressalta Paula.

Foto: Divulgação/PC

De acordo com o hospital, a causa da morte da estudante foi uma “pneumonia hospitalar”, mas a delegada aguarda resultado do exame cadavérico para concluir as investigações. “Não é possível alegar que de forma material tenha contribuído com a morte da jovem, mas não sabemos também a até que ponto o abalo emocional possa ter influenciado ou contribuído para a piora de seu estado de saúde”, ressalta Paula.

O inquérito segue em finalização e deve ser remetido para o Judiciário até nesta sexta-feira (31). Ildson foi autuado por estupro de vulnerável e, se condenado, poderá pegar de 8 a 15 anos de prisão.

Confira a nota da empresa responsável pela UTI do Goiânia Leste, a Supreme Care:

No dia 17 de maio de 2019, os responsáveis pela UTI do Hospital Goiânia Leste receberam a denúncia de abuso sexual da paciente de 21 anos por meio de uma das técnicas de enfermagem da equipe. No mesmo momento, a direção tomou as primeiras medidas com o objetivo de proteger a paciente e investigar o ocorrido.

O técnico de enfermagem acusado pela paciente foi imediatamente suspenso e afastado da sua função. Um boletim de ocorrência com a denúncia foi registrado pelos responsáveis da UTI na Delegacia da Mulher, no dia 21/05/2019 e o funcionário foi demitido por justa causa nesse mesmo no dia. Posteriormente, também por iniciativa da empresa de UTI, o vídeo que mostra o suposto assédio do ex-funcionário, consistente num possível toque nas partes íntimas da paciente, também foi entregue à delegada responsável pelo caso.

Cada um dos 20 leitos geridos pela UTI possui câmera individualizada, que funciona e grava toda a movimentação da UTI, 24 horas por dia. Ao ex-funcionário foi dada a oportunidade de ver as imagens, o que foi recusado por ele.

Além de ter tomado as medidas necessárias sobre a denúncia, coube aos diretores da empresa de UTI comunicar aos pais da paciente sobre o fato e sobre as medidas já tomadas. Esclarece, por fim, que a causa da morte da paciente, em 26/05/2019, não possui qualquer relação com os tristes fatos ocorridos. A empresa está à disposição das autoridades para fornecer qualquer informação adicional que possa ajudar na investigação da denúncia.

Estudantes fazem ato contra ação do técnico de enfermagem

Estudantes integrantes do Centro Acadêmico Livre da Escola de Arquitetura e Urbanismo (Calea), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) organizam ato para 18h de hoje (30), no Teatro Arena da Instituição, em memória de Susy. 

Nas redes sociais, os alunos solicitam que manifestantes vistam roupas pretas e carreguem velas e flores para homenagear a jovem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado