Menu
Brasil

‘Estamos muito próximos do platô da pandemia no Estado’, afirma Doria

Platô é quando a curva de casos e mortes atinge o ponto máximo, para depois começar a cair

Redação Jornal de Brasília

01/07/2020 10h38

O governador João Doria afirmou na manhã desta quarta-feira, 1º, que a curva de mortes e infecções pelo novo coronavírus no Estado está prestes a atingir um “platô”, quando o número de registros diários da doença estará estável. “Esse platô segue uma linha horizontal e, depois, na sequência, o decréscimo. É o que esperamos”, afirmou em entrevista à GloboNews.

“São Paulo teve um número menor de mortes na última semana. Foram 14.700 que perderam a vida, mas 144 a menos que na semana anterior”, justificou Doria. Ao todo, o Estado, que tem os maiores números absolutos da covid-19 no País, já soma 281.380 pessoas infectadas pela doença e 14.763 óbitos.

Apesar do plano gradual de reabertura estar em vigor no Estado desde 1º de junho, Doria repetiu que a população deve seguir respeitando as medidas de isolamento social. “A recomendação é, para quem puder, continuar em casa. E usar as máscaras, que agora, além de obrigatórias, estão passíveis de multa”, frisou.

O Estado começará a multar, a partir desta quinta, 2, quem não estiver usando máscaras, que já são de uso obrigatório. Quem estiver sem máscara em locais públicos terá de pagar multa de R$ 500. Já estabelecimentos comerciais que permitirem pessoas sem o equipamento de proteção em seu interior serão multados em R$ 5.000 por pessoa sem máscara. A fiscalização da regra será feita pela Vigilância Sanitária estadual e pelas vigilâncias sanitárias municipais.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado