fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Brasil

Encontro Verde das Américas discutirá desenvolvimento sustentável

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

A 6ª Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, look dosage também chamada Encontro Verde das Américas, será realizada a partir de amanhã (30/05), em Brasília. O fórum pretende reunir governo e sociedade para discutir experiências de desenvolvimento socioambiental sustentável.

Uma dessas experiências é a de Maria das Graças Marçal, ex-catadora de papel que fundou em Belo Horizonte (MG) a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (Asmare). Conhecida como Dona Geralda, ela disse que vai defender na conferência essa alternativa econômica "que gera renda e ainda ajuda a preservar o meio ambiente". E acrescentou que a reciclagem de materiais permite ainda o desenvolvimento da cidadania.

No encontro também serão debatidos temas como o uso de energia renovável a partir de combustíveis vegetais (biodiesel, etanol); a biodiversidade (variedade de animais e plantas); os riscos socioambientais devido a mudanças climáticas; a questão dos recursos hídricos; e os resultados da Conferência das Partes sobre Diversidade Ecológica (COP-8).

Para falar sobre Energia Renovável e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável foi convidado o pesquisador alemão Stefan Krauter, coordenador para a América Latina do Conselho Mundial de Energias Renováveis. Ele deverá falar sobre a poluição pelos combustíveis fósseis, novas opções em energia renovável e a evolução de pesquisas na área. Também confirmou presença a secretária geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalía Arteaga Serrano, que vai orientar as discussões sobre a região.

De acordo com Ademar Soares, coordenador do evento, "cientistas de todo o mundo estão apontando a importância de se debater os riscos das mudanças climáticas, a questão da água, que é fundamental neste início de século, e métodos economicamente sustentáveis de desenvolvimento que respeitem a natureza".

As experiências, como a de Dona Geralda, serão reunidas em um documento no final do encontro, a Carta Verde das Américas. A conferência vai até quinta-feira (1º/6), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.

Na solenidade de abertura, será entregue o Prêmio Verde das Américas 2006, a instituições e personalidades que contribuíram para a preservação ambiental. As inscrições para o encontro estão abertas aos interessados no endereço eletrônico www.greenmeeting.org.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade