Menu
Brasil

Empresário de Goiás realiza expedição sobre duas rodas pela América do Sul

Arquivo Geral

06/04/2017 12h19

Divulgação

Wilney Almeida define sua viagem como “Liberdade”, e é essa a palavra que escolheu para sua aventura de viajar o mundo de motocicleta. O empresário goiano de 39 anos, motociclista apaixonado, conheceu 725 cidades em cinco países, percorrendo 26 mil quilômetros desde que decidiu realizar o sonho de viajar sobre duas rodas.
Seu sonho começou quando comprou a primeira moto, aos 18 anos. No início, seus roteiros eram mais curtos, por regiões do Brasil, até que o projeto tomou proporções maiores, chegando a expedições organizadas que se tornaram parte importante da sua vida. Em 2014 fez a primeira expedição pela América do Sul: passou 19 dias viajando por regiões do Uruguai, Argentina e Paraguai, com uma motocicleta Yamaha Fazer 150.

Divulgação

Divulgação

A segunda etapa do roteiro Wilney fez no final de 2016, numa road trip pelo Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia, que durou 50 dias. Escolheu lugares inóspitos como o Deserto do Atacama e a Patagônia, inclusive visitou um dos pontos mais extremos do continente, a Bahia Lapataia, na Argentina. Depois de retornar do incrível tour pela América do Sul, o motociclista já está planejando seus próximos roteiros. A terceira etapa da sua expedição será ainda nos países da América do Sul, mas não tem data marcada para a partida.
Em entrevista ao G1 – Portal de Notícias Globo -, Wilney declarou que planeja os detalhes da viagem para passar semanas na estrada, inclusive estuda as condições das rodovias e paradas onde pode economizar. Contou também sobre os perigos e dificuldades que enfrenta pelo caminho, as pessoas que conhece, enfim, as várias experiências de onde tira muito aprendizado.

“As pessoas às vezes pensam que é impossível ou que quem viaja assim é porque tem muito dinheiro, mas não é nada disso. O que é preciso fazer é planejar, planejar e planejar. Eu abro mão de almoço, acampo, fico em hostel e hotel barato, ando de forma econômica para não gastar muita gasolina, e tudo isso compensa pelas paisagens maravilhosas e todas as experiências e lições de vida”, completa Wilney.

Ele conta que conheceu pessoas de todas as partes do mundo. Famílias viajando em trailers, casais de bicicleta, gente que está na estrada há anos. Nas suas paradas, além de apreciar a paisagem e conhecer lugares, enriquece sua cultura trocando ideias e experiências com outros aventureiros. Viveu também momentos de solidariedade. Um deles foi quando pode ajudar na reconstrução de uma escola na cidade de Tilcara, Argentina, destruída por uma avalanche que atrasou sua viagem em uma semana.
Para guardar de lembrança das suas andanças, Wilney traz um pouco da terra de cada lugar. Ele tem amostras dos países onde passou, além de lava de vulcão e até água do Oceano Pacífico. No final da viagem ele organiza as fotos e vídeos e faz os registros dos momentos mais importantes no seu blog. “No final das três partes da expedição quero lançar um livro. Eu não tenho medo da morte, mas da vida não vivida. Quero quebrar barreiras, quero rodar o planeta”, completa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado