Menu
Brasil

Dicas para iniciar um canal do YouTube

Jornal de Brasília

15/05/2019 18h34

Com a ascensão contínua da cultura de blogs de vídeo, é completamente compreensível que qualquer millenal ou jovem adulto experiente em tecnologia seja atraído pela ideia de iniciar um canal no YouTube.

Afinal, é um passatempo divertido e interativo com o potencial de transformar você em uma personalidade online popular – com o benefício adicional de ajudar você a conhecer novas pessoas, obter coisas grátis de empresas e, claro, ganhar uma renda impressionante.

Mas se você quiser ganhar um aumento constante de seguidores ou, pelo menos, publicar conteúdo decente que obtenha um bom número de opiniões e gostos, você precisará fazer mais do que apenas tornar-se um membro contribuinte no YouTube. Aqui estão algumas dicas úteis para garantir que você aproveite ao máximo sua aventura no mundo da vlogging e da criação de conteúdo (e se quiser conhecer os melhores softwares para edição de vídeo, veja esta página).

Dicas para começar um canal de sucesso no YouTube

Começar um canal de Youtube é algo relativamente simples. E, com as dicas que damos de seguida, ainda mais simples será.

1. Planeje seu conteúdo

Antes mesmo de criar seu canal do YouTube, você provavelmente já decidiu sobre o tipo de conteúdo de vídeo que deseja mostrar.

A melhor maneira de aumentar suas visualizações e ganhar seguidores ainda é manter seu conteúdo interessante e envolvente.

Quanto mais as pessoas se relacionarem com ele, mais elas vão querer clicar nele e assistir até o final.

Também ajuda a manter o seu tema, se você tiver um.

Por exemplo, muitos YouTubers bem sucedidos têm canais dedicados para viagens, tutoriais ou suas vidas diárias.

Os espectadores gostam de viver vicariamente através das pessoas que veem, por isso deixe-os saber o que eles podem esperar e entregar material interessante que eles podem desfrutar.

2. Armar-se com o equipamento certo

Usar o seu smartphone é certamente uma forma aceitável de gravar vídeos, mas se quiser que os espectadores apreciem o seu conteúdo, é realmente útil investir no equipamento certo.

A maioria dos YouTubers usa DSLRs ou câmeras sem espelho, juntamente com outros acessórios essenciais para videografia, como tripés, lentes e iluminação de estúdio.

Para aqueles que normalmente vlogam em movimento, uma câmera sem espelho ou de ação e um bom estabilizador monopé ou gimbal portátil são agrafos de engrenagem típicos.

Lembre-se, porém, que uma boa câmera de vlogging não é tudo.

Se você negligenciar outras coisas como qualidade de áudio e iluminação, seus espectadores ainda podem perder o interesse em seus vídeos após os primeiros segundos e não vai subscrever a você em tudo.

Invista em um bom microfone que você pode montar em sua câmera.

Ao mesmo tempo, observe suas condições de gravação e crie o hábito de verificar se seu áudio está claro o suficiente para que seus espectadores entendam.

Para melhores resultados, use um microfone de espingarda que é projetado para captar o som principalmente da frente para que o ruído dos lados e atrás do microfone possa ser cancelado.

Alguns vloggers chegam ao ponto de investir em vários microfones para diferentes situações de gravação. Você pode precisar de um microfone de lapela (microfones pequenos que podem ser fixados à sua camisa) para gravar vídeos de fitness ou qualquer outro tipo de vídeo que exija que você esteja longe da câmera, ou um bom microfone condensador (ou qualquer outro microfone que seja comumente usado para podcasting) que permitirá que você faça voice-overs claros.

3. Procure Inspiração

Conforme você avança, pode ser mais desafiador criar um conteúdo novo e fresco que combine com o hype de seus primeiros vídeos. 

Mas não se preocupe – mesmo os artistas estabelecidos do YouTube passam pela mesma coisa de vez em quando. 

O segredo é buscar inspiração em todos os lugares – mesmo quando você está fora e fazendo uma pausa na gravação. Liste suas ideias. Confira outros vídeos e desenvolva suas ideias para torná-las suas próprias.

Evite comparar-se com os outros e concentre-se no seu próprio canal.

 Enquanto você gostar e desfrutar dos conceitos que você inventar, seus espectadores sentirão sua sinceridade e amor por sua arte, e isso ajudará a despertar seu interesse.

Enquanto você está nisso, aproveite todas as oportunidades para melhorar e evoluir em outras áreas. Explore outras técnicas de filmagem com câmera, estilos de edição e abordagens para sua apresentação.

4. Faça Cada Segundo Contar

É igualmente importante que você produza conteúdo de qualidade e exclua qualquer coisa que você ache que não possa contribuir para tornar seus vídeos melhores.

Isso significa que você precisa ser seletivo com os clipes que você inclui no corte final.

Escolha apenas as suas melhores fotos (e recorte momentos de ar morto) para manter os seus espectadores interessados e envolvidos durante todo o seu vídeo.Como vê, ter um canal no Youtube bem-sucedido não é assim tão difícil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado