Menu
Brasil

Desvendando o coronavírus

Novo protocolo criado por pesquisadora da Fiocruz permite uma maior compreensão do Sars-Cov-2

Lucas Neiva

03/06/2020 7h28

Criado no laboratório de vírus respiratórios e do sarampo da Fiocruz, um novo protocolo de sequenciamento do material genético do Sars-Cov-2 permite alcançar resultados mais precisos e mais rapidamente. Por meio do processo de sequenciamento de genoma é possível rastrear o percurso do contágio do vírus, possibilitando a identificação da origem da contaminação.

O protocolo foi concluído na segunda-feira pela pesquisadora Paola Cristina Resende, e começou a ser desenvolvido enquanto realizava estudos na University College London, na Inglaterra.

Diferentemente dos métodos já existentes, que utilizam fragmentos curtos do material genético do coronavírus, o método desenvolvido na Fiocruz utiliza fragmentos longos. A utilização desses fragmentos longos apresenta menor sujeição a falhas, de acordo com a pesquisadora. “A vantagem desse protocolo é que ele permite sequenciar em um tempo de execução mais curto e a gente consegue visualizar a análise em tempo real”, explica Paola.

Os resultados desse método ficam prontos de 24h a 48h após a extração, mas o pesquisador consegue acompanhar o sequenciamento desde cedo, analisando o quanto antes partes do genoma do vírus.

As informações obtidas com o sequenciamento permitem acompanhar a evolução do vírus ao longo do tempo e, assim, rastrear a origem do contágio. Com isso, as autoridades de saúde conseguem tomar medidas mais eficientes para conter a disseminação do covid-19. “Podemos saber como está sendo a reprodução do vírus no país. Podemos saber como que, em uma cidade em que não havia surto, passou-se a ter. Conseguimos saber também quando é que começa a transmissão comunitária em uma determinada área”, explica Paola.

O sequenciamento também influencia na tomada de decisões em locais onde o vírus já tenha sido eliminado, afirma a pesquisadora. “Em situações em que conseguimos eliminar o vírus em uma determinada localidade e começam a reaparecer alguns casos, podemos identificar que tipo de caso é aquele para saber se ele é importado ou não, e que tipos de ações podem ser tomadas para conter o seu fluxo”.

O novo protocolo já trouxe resultados reveladores ainda durante o seu desenvolvimento. As pesquisas realizadas no processo que levou à sua criação permitiram identificar semelhanças das cepas do vírus no Brasil com as identificadas na América do Norte, Oceania e Europa, indicando que o vírus entrou no país por múltiplos locais.

Saiba Mais

Em nota enviada ao Ministério Público, a Fiocruz afirma que agora não é o momento certo para flexibilizar o isolamento social no Rio. Começou ontem o plano de reabertura apresentado pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), enquanto o governador Wilson Witzel (PSC) ainda discute como será feita a retomada.

A nota técnica foi formulada a pedido do MP, que acompanha as ações de enfrentamento à covid-19. No texto da Fiocruz, os especialistas destacam que a capital e outros municípios da região metropolitana ainda apresentam dados acima do esperado e com tendência de alta. Neste cenário, dizem, flexibilizar as medidas de distanciamento em municípios com situação mais crítica coloca em risco não só eles próprios, “mas também o seu entorno, tanto pela facilitação da difusão do vírus em direção de interior, quanto pela produção de uma demanda extra de serviços de saúde, que recairão sobre as grandes cidades”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado