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Brasil

“CPF já cadastrado”: usuários denunciam falha no app da Caixa

Cidadãos estão tendo dificuldades para se cadastrar a fim de receber o auxílio emergencial. Caixa não se posicionou até o momento

Redação Jornal de Brasília

28/04/2020 10h35

AUXILIO

Cidadãos que tentam se cadastrar no app e no site da Caixa para receber o auxílio emergencial denunciam um erro na plataforma. Alguns usuários estão vendo a mensagem “CPF já cadastrado” quando tentam validar o cadastro.

De acordo com denúncia publicada pelo jornal Extra, a mensagem de CPF cadastrado tem aparecido tanto para quem tenta se inscrever pela primeira vez, quando para quem já se cadastrou, mas recebeu a indicação do próprio sistema de que deveria repetir o procedimento.

É o que conta a microempreendedora individual Luciana Dutra, 47 anos:

“Quando eu fiz o cadastro pela primeira vez, no dia 7, não tinha os CPFs das minhas filhas e não sabia que iria precisar. O pedido ficou em análise por bastante tempo e, no dia 24, apareceu uma mensagem dizendo que eu deveria refazer o cadastro para informar os CPFs delas. Fiz os CPFs pelos Correios e incluí os dados no aplicativo, recebendo o informe de que haviam sido cadastrados com sucesso. Deveria, então, aguardar cinco dias para a análise. Três dias depois, quando resolvi dar uma olhada no andamento, apareceu novamente a mensagem, pedindo para recadastrar. Refiz todo o procedimento, mas dessa vez, quando fui colocar os CPFs das crianças, o informe era de que elas já estavam inclusas em outro grupo familiar”, conta Luciana.

O tradutor e revisor de legendas Carlos Eduardo da Silva, 33 anos, encontrou problema parecido. Mas a mensagem de que seu CPF já havia sido cadastrado apareceu logo na primeira tentativa.

“Eu baixei o aplicativo, não tinha cadastrado nada antes, mas apareceu essa mensagem. Então, liguei para o 111 (serviço de atendimento ao cliente) e, quando digitei o CPF, ouvi uma mensagem de que eu tinha sido selecionado para receber o benefício. Como assim? Só pode ser uma fraude. Alguém usou meu CPF”, supõe.

Nas redes sociais, muitas outras pessoas reclamam da mesma situação. Procurada, a Caixa Econômica Federal não enviou posicionamento sobre o problema até o fechamento desta reportagem.

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