Menu
Brasil

Coronavírus: no Brasil, maioria dos contaminados tem de 20 a 49 anos

A ideia de que idosos são os mais infectados é contestada por estudo da Fiocruz

Redação Jornal de Brasília

05/05/2020 10h29

Teste de covid-19

Um estudo elaborado pela Fiocruz mostra que a quantidade de jovens infectados pelo novo coronavírus no Brasil é alta se comparada a outras faixas etárias. A maioria dos pacientes no país têm de 20 a 49 anos.

“Não estamos falando de casos leves ou assintomáticos. Nos referimos a pessoas que adoeceram com gravidade e engrossaram a triste estatística de casos confirmados. E casos confirmados em nosso país, sem testes e com altíssima subnotificação, são os mortos e os internados em hospitais com um quadro grave da covid-19”, destacou a pneumologista Margareth Dalcolmo. 

O levantamento é exposto pelo jornal O Globo. Apesar de 85% dos óbitos no país devido à covid-19 serem de pessoas acima de 60 anos, as pessoas entre 30 e 40 anos são bastante atingidas pela doença em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo. “A despeito do número de óbitos ser maior nas idades mais avançadas, existe um significativo percentual de jovens sendo internados” afirma o especialista em análises numéricas  Domingos Alves, do portal Covid-19 Brasil.

“ O jovem tem mais defesas imunológicas. Por isso, morre menos, mas não quer dizer que não adoeça com gravidade. A situação está grave demais.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado