Menu
Brasil

Coronavírus: Brasil ainda não tem caso confirmado, mas previna-se

Sintomas do novo vírus que assusta o mundo são similares aos da gripe ou resfriado; saiba como se proteger

Redação Jornal de Brasília

27/01/2020 7h38

FILE PHOTO – Medical staff carry a box as they walk at the Jinyintan hospital, where the patients with pneumonia caused by the new strain of coronavirus are being treated, in Wuhan, Hubei province, China January 10, 2020. Picture taken January 10, 2020. REUTERS/Stringer/File Photo CHINA OUT

Na China, o novo coronavírus já atingiu quase 2 mil pessoas desde a primeira detecção, em 31 de dezembro. Até o momento, 56 pessoas já morreram no país em razão do vírus.
A doença tem sintomas semelhantes à gripe e outras enfermidades respiratórias — como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Por isso, é preciso estar atento ao sintomas e aos métodos de prevenção da doença.

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções causadas pelo vírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. No entanto, alguns tipos podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública — como a Sars, identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012, por exemplo.

Para a pneumologista e coordenadora da Comissão Científica de Infecções da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Rosemeri Maurici da Silva, já é necessário estar atento aos métodos de prevenção da doença, mesmo que ainda não haja ainda caso confirmado no Brasil.
“O risco [da doença vir] para o Brasil é o mesmo de todos os outros países, porque a mobilidade das pessoas hoje é grande de um país para outro. É possível que o vírus assuma proporções pandêmicas, mas ainda não é o caso”, explicou.

As investigações sobre como ocorre a transmissão ainda estão em andamento, mas já se sabe que a disseminação acontece pelo contato — pelo ar ou por contato pessoal como em gotículas de saliva, espirros, tosse, catarro, toques, apertos de mão, contato com objetos/superfícies seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Apesar disso, os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

Como identificar e prevenir

Os sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado ou gripe. Os principais sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar.

As orientações básicas para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas — e também o novo coronavírus — são evitar contato próximo com pessoas que tenham infecções respiratórias agudas; lavar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas); manter ambientes bem ventilados; e evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Filipinas

A embaixada do Brasil em Manila, capital das Filipinas, tenta contato com uma família de brasileiros que está no país e que, segundo portais locais, apresentou sintomas suspeitos de coronavírus.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada confirmou o caso. De acordo com os portais filipinos, a família é composta por um casal e uma criança de 10 anos com histórico recente de viagem à região de Wuhan, na China, epicentro da doença.

A família buscou atendimento na sexta-feira (24) na região de El Nido, nas Filipinas. De acordo com a imprensa local, a criança apresentava febre e sintomas respiratórios, enquanto o pai tinha sintomas de dor de garganta. Eles foram transferidos para um hospital em Palawan, onde passam por exames e estariam em observação. Segundo o Itamaraty, o diagnóstico ainda não foi confirmado.

O caso é acompanhado pela embaixada nas Filipinas. Até o momento, o Brasil não registra casos suspeitos de coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Nos últimos dias, ao menos cinco casos de pessoas chegaram a ser informados como possíveis suspeitos de coronavírus por secretarias de saúde, mas todos foram descartados por não se enquadrarem nos critérios da Organização Mundial de Saúde para essa definição.

O ministério ativou um centro de operações de emergência para monitorar a situação na China e possíveis registros no Brasil. O centro foi ativado em nível 1, entre três possíveis, o que indica um alerta inicial para preparação da rede de saúde.

Saiba Mais 

Para ser considerado um caso suspeito do novo coronavírus, o paciente precisa possuir o critério clínico, que é febre acompanhada de sintomas respiratórios;

Além disso, deve ter viajado nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas para a área de transmissão local (cidade de Wuhan) ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado