Menu
Brasil

Coronavírus, bombardeio no Iraque e um ano do Massacre em Suzano; os destaques dessa sexta (13)

Mais uma pessoa do ciclo de Bolsonaro testa positivo para Covid-19 e Ronaldinho tem pedido de liberdade negado.

Redação Jornal de Brasília

13/03/2020 18h26

Nesta sexta-feira (13), as mortes por conta do coronavírus passaram as 5.000. O presidente Jair Bolsonaro testou negativo no exame para o Covid-19, assim como General Heleno. No Rio de Janeiro as aulas estão suspensas a partir de segunda-feira (16). 

Além disso, o Setor Hospitalar Sul passará por reformas e veja os desdobramentos da Operação  Rescaldo. 

O massacre de Suzano completa um ano em meio a polêmica e STJ toma decisão quanto a Boate Kiss. 

Os destaques do Jornal de Brasília

  • Coronavírus no DF 

Após o decreto de Ibaneis, que suspendeu as aulas e eventos no DF, estoques de álcool em gel e máscaras acabaram rapidamente em alguns locais do DF.  

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, criou Grupo Executivo que ficará responsável por ações de prevenção e combate ao novo coronavírus no Distrito Federal e à dengue. 

O Distrito Federal aos poucos muda sua rotina por conta do coronavírus. Alguns órgãos públicos se mobilizaram para evitar aglomerações desnecessárias de pessoas e até cancelaram suas atividades. 

 

  • Coronavírus no Brasil 

Os números de casos pelo país aumentaram mais uma vez e chegam perto da casa das centenas. O Ministério da Saúde confirmou 98 casos

A Casa Civil promoveu uma reunião entre diversos ministérios a fim de discutir ações emergenciais de combate ao novo coronavírus no País. O encontro contou com a presença de representantes dos Ministérios da Secretaria-Geral, da Secretaria de Governo, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Infraestrutura, da Saúde, das Relações Exteriores, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, da Economia, do Ministério da Agricultura e também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente da república, Jair Bolsonaro, testou negativo para o coronavírus, assim como o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Heleno.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai lançar um programa “anticoronavírus” para combater os efeitos da pandemia na economia brasileira. Ele não descartou a possibilidade de novas liberações de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O Rio de Janeiro suspendeu suas aulas a partir do dia 16, segunda-feira, quando a medida entra em vigor. A decisão deve ser válida por pelo menos uma semana, mas pode se estender até o final de março. Ao menos 590 mil alunos já ficaram sem aula por conta da crise do Covid-19, no Brasil. 

A advogada de Bolsonaro, karina Kufa, atestou que está com coronavírus. É a segunda pessoa do meio do presidente que está infectada. 

A empresa American Airlines suspendeu os voos para o aeroporto de Guarulhos em meio a crise de coronavírus. Além do brasil, Argentina e Chile também tiveram rotas suspensas. 

 

  • Coronavírus no Mundo 

O número de mortes por coronavírus no mundo aumentou e passou os 5000. A Itália apresentou um recorde de mortes, em 24h foram 250. A Itália também viu o número de pessoas infectadas saltar em seu território: passou de 15.113 para 17.660, incluindo 1.328 em terapia intensiva.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um estado nacional de emergência, liberando US$ 50 bilhões em fundos federais para o combate à pandemia de coronavírus, em rápida expansão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que a Europa se tornou o epicentro da pandemia de Covid-19. No mundo já são cerca de 132 mil casos confirmados. 

Foto by Jure Makovec / AFP

 

  • Massacre de Suzano completa um ano e acusados são libertados

Uma decisão da Justiça de São Paulo de 28 de fevereiro libertou quatro acusados de participação no massacre da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo. A tragédia, que terminou com dez mortos, completa um ano nesta sexta-feira. 

Rovena Rosa/Agência Brasil

 

  • STJ suspende julgamento de acusado por mortes na boate Kiss

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti Cruz deferiu nesta quinta-feira (12) o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul para suspender o julgamento de Luciano Bonilha Leão, produtor da banda Gurizada Fandangueira e um dos acusados pelas mortes no incêndio da Boate Kiss, ocorrido em 2013.

A sessão do tribunal do júri estava marcada para a próxima segunda-feira (16), na cidade de Santa Maria (RS), local da tragédia.

Foto: AFP

 

  • EUA faz bombardeios no Iraque; Irã condena

Cinco militares iraquianos e um civil morreram após bombardeios dos Estados Unidos contra posições de milícias pró-Irã no país. De acordo com o Exército do Iraque, também ficaram feridos outros 11 militares. O irã condenou o ataque. 

 

  • Novo pedido de liberdade de Ronaldinho Gaúcho é negado

Juízes do Tribunal de Apelação, Pedro Mayor Martínez, Gustavo Santander e Gustavo Campos, negaram, na manhã desta sexta-feira (13), o novo pedido de liberdade de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Assis.

 

  • Obras no Setor Hospitalar Sul começam amanhã

As obras de revitalização no Setor Hospitalar Sul (SHS) começam neste sábado. Essas melhorias englobam a construção de novas calçadas e estacionamentos; criação de área de alimentação onde ficarão concentrados os quiosques legalizados; troca completa do sistema de iluminação pública por tecnologia de Led; ampliação do número de postes para efeito de segurança na região; melhorias na pavimentação e reestruturação de pontos livres para acesso aos transeuntes, paisagismo e sinalização.

 

  • Operação Rescaldo combate tráfico de drogas e associação criminosa no DF

Por meio da 31ª Delegacia de Polícia (DP), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nas últimas 24h, a Operação Rescaldo, com objetivo de coibir tráfico de drogas e desarticular associação de criminosos.

 

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado