Menu
Brasil

Colégio particular do Rio de Janeiro expulsa aluno por ele ser diabético

Arquivo Geral

10/10/2016 9h49

Shutterstock

Um colégio particular do Rio de Janeiro foi denunciado ao Ministério Público após expulsar um menino de 15 anos, por ser diabético e precisar usar insulina no período das aulas. O caso ocorreu em julho, após o aluno ter crises de hipoglicemia. As informações são do jornal Extra.

Um representante do Conselho Tutelar que moveu o processo disse ter tentado reativar a matrícula junto à instituição, mas apenas em 29 de agosto, quando o MP notificou a escola, a direção procurou a família para reverter a situação.

“Meu filho entrou em depressão e disse que não quer mais voltar para essa escola, que o rejeitou. O Conselho Tutelar me ajudou a conseguir outra escola e meu filho só não perdeu o ano porque esse colégio estadual estava saindo de uma greve de dois meses” afirmou ao Extra a mãe Daniele Batista da Silva, de 36 anos.

O Conselho Tutelar foi acionado pela própria escola após comunicar a mãe sobre a decisão de expulsar o aluno. Ao ser chamada pelo órgão, ela descobriu que, na verdade, o menino era tirado da sala a cada 40 minutos pela coordenadora. Entre 7h30 e meio-dia, faziam até cinco medições de glicose.

“O médico recomenda que se faça apenas uma, na hora do recreio. Ele ficava nervoso, o que piorava ainda mais o controle do diabetes. O que eu achei que era excesso de zelo, na verdade, era uma tentativa de mostrar que eu não cuidava do meu filho. Mas eram eles que estavam fazendo tudo errado”, disse Daniele.

Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Dessas, cerca de 10% (1,3 milhão) são do tipo 1.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado