Menu
Brasil

Campanha faz orientações sobre combate ao câncer na pandemia

Mesmo em meio ao novo coronavírus, a doença persiste e exige atenção. Artistas aderiram à campanha O Câncer Não Espera

Redação Jornal de Brasília

15/07/2020 10h42

Nos últimos dias, diferentes cidades do Brasil adotaram a flexibilização das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia pela covid-19 permitindo a abertura de diversos estabelecimentos. Ainda assim, o país ainda está longe de ver o risco de contaminação pelo novo coronavírus desaparecer e, em muitas localidades, governos ainda não descartam por completo a adoção do lockdown (bloqueio total) caso os índices de contaminação pelo novo vírus atinjam patamares mais elevados.

Nesse cenário, quem depende de tratamento médico continuado para doenças diversas tem vivido momentos de apreensão e dúvidas. É o caso de quem enfrenta o câncer, doença que, de acordo com o Centro Internacional para Pesquisa do Câncer (Iarc) – agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS) – afeta 1,3 milhão de brasileiros e corresponde à realidade de 43,8 milhões de pessoas pelo mundo.

Uma estimativa das Sociedades Brasileiras de Patologia (SBP) e de Cirurgia Oncológica (SBCO) aponta que, apenas no mês de abril, 70% das cirurgias oncológicas foram adiadas. Além disso, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer devido a não realização de exames essenciais para identificar a doença.

Mesmo tendo o Ministério da Saúde incluído o câncer no rol de doenças cujo tratamento não pode ser considerado eletivo, desde o início da pandemia, há registros que mostram índices preocupantes de adiamento de cirurgias e de exames diagnósticos da condição, o que pode afetar diretamente as chances de cura.

Para alertar os pacientes oncológicos e a população em geral sobre como a demora em buscar cuidados médicos adequados pode comprometer, até irreversivelmente, o sucesso na luta contra o câncer, o Instituto Oncoclínicas – iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para promoção à saúde, educação médica continuada e pesquisa – em parceria com sociedades de especialidades médicas e entidades não governamentais de suporte a pacientes oncológicos, lança a campanha “O Câncer Não Espera. Cuide-se Já”

Aberta à participação de empresas, entidades ligadas à área médica ou qualquer cidadão engajado na luta em favor da vida e da saúde dos brasileiros, o movimento tem por objetivo alertar a sociedade brasileira para os riscos do adiamento de diagnósticos, exames, cirurgias e tratamentos contra o câncer em função do temor relacionado à covid-19.

https://www.instagram.com/p/CB0zJU_BNO-/?igshid=f7eisonfoaex

“O tempo é decisivo em muitas condutas. Na pandemia que parou o mundo, a evolução da curva epidemiológica da covid-19 impactará nossas vidas por um tempo indeterminado. O câncer é uma doença grave, e que antes da pandemia já ocupava o segundo lugar no ranking das principais causas de morte no Brasil. Assim como há serviços essenciais que precisam continuar, existem tratamentos essenciais que devem prosseguir, sob risco de perdermos vidas que podem ser salvas”, afirma um dos idealizadores da campanha, o oncologista Bruno Ferrari.

Para ele, que é também fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, é imperativo que o combate ao câncer não fique em segundo plano. “A OMS afirmou que, mesmo durante a pandemia, o câncer é considerado uma doença de emergência. O câncer não negocia prazos”, alerta.

Assim como a continuidade do tratamento, o médico lembra que a atenção para que a doença seja detectada precocemente não pode ser descuidada. “É imprescindível garantir a segurança dos que precisam ir a laboratórios, clínicas e aos hospitais, com sistemas ainda mais rigorosos para evitar o contágio de covid-19. Nossa intenção, a partir dessa campanha, é alertar o público sobre a necessidade de preservarmos os fluxos essenciais para a manutenção da linha de cuidado oncológico e propor uma reflexão para que a pandemia não gere outros reflexos negativos para a saúde dos brasileiros”, completa Bruno Ferrari.

Para a oncologista da Oncoclinicas Brasília, Gabrielle Scattolin, o câncer é uma doença curável na maioria dos casos, desde que seja diagnosticado e tratado precocemente. “ A suspensão do tratamento gera risco de progressão da doença e redução das chances de cura. Os serviços de saúde estão com fluxos internos organizados atendendo as medidas de segurança preconizadas para minimizar os riscos de contaminação por covid-19”, afirma.

A médica ressalta ainda o importante papel da telemedicina para o acompanhamento de pacientes. “ A telemedicina é uma ferramenta importante, em que os pacientes podem tirar dúvidas, reportar sintomas, mostrar exames e manter o contato com o serviço de oncologia sempre que considerarem necessário, sem sair de casa, minimizando as chances de contaminação pela covid-19. Os pacientes oncológicos tem um acompanhemos bastante longo após o término dos tratamentos, o qual também pode ser feito através das plataformas de telemedicina”, explica a oncologista.

Interessados em aderir a campanha podem encontrar mais informações no www.cancernaoespera.com.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado