Menu
Brasil

Campanha alerta para consumo de álcool no Carnaval

Arquivo Geral

05/02/2018 15h20

Foto: Shutterstock

Uma campanha, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), promete ganhar as redes sociais na próxima semana. A iniciativa visa conscientizar o consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval e alertar a sociedade sobre os principais problemas provocados nesse período. Entre os mais comuns estão: acidentes de trânsito e violência interpessoal.

A campanha será veiculada nas redes sociais de sexta (9) até a próxima quarta-feira (14). No total, as três peças que irão circular trazem os seguintes temas: A Alegria é sua Responsabilidade e Violência e Álcool – não desafie essa mistura.

“Apesar de não haver números nacionais sobre os atendimentos nos hospitais durante o Carnaval, nós percebemos que, neste período, as instituições registram um aumento do número de vítimas de ocorrências de trânsito e de violência interpessoal. Em grande parte, esta situação é agravada pelo consumo de bebida alcoólica”, diz o presidente da SBAIT, José Mauro da Silva Rodrigues.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no carnaval de 2016 foram registradas 1.696 ocorrências de trânsito. No ano passado foram 1791, uma queda de 5,3%. O número de mortes, no entanto, subiu de 113, em 2016, para 140, em 2017, registrando um aumento de 23,9%.

O aumento do número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool também assusta. Em 2016, foram flagrados 1.347 condutores embriagados durante o feriado de Carnaval. Em 2017, foram 2.019, um aumento de 49,8%. No mesmo período, o número de pessoas presas por dirigir após consumir álcool saltou de 162 (2016) para 204 (2017), aumento de 25,9%.

“Queremos que as pessoas olhem nossa campanha e façam a parte delas. Como estão sempre conectadas ao celular, esperamos atingi-las em vários momentos, antes e durante o feriado. Há uma cultura de associar o carnaval ao consumo de bebidas alcoólicas, mas este consumo deve ser feito com moderação, sem colocar a sua ou a vida dos outros em risco. Portanto, independentemente da quantidade de bebida ingerida, jamais deve assumir a direção de um veículo”, destaca Rodrigues.

Como é difícil generalizar o tempo que o organismo leva para metabolizar o álcool, já que isso varia conforme o sexo, peso, se a pessoa bebeu com o estômago vazio, etc, o indicado é que ela só dirija 12 horas após o consumo. “O álcool deixa a pessoa mais sonolenta, afeta a coordenação motora e reduz os reflexos. Todos esses fatores influenciam diretamente na hora de dirigir. Eleja o motorista da rodada. Quem for responsável pela direção não deve ingerir bebida alcoólica. Não é apenas uma questão de ser multado. É uma questão de vida ou morte”, reforça o presidente da SBAIT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado