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Brasil

“Brazil. Visit and love us”. Slogan da Embratur gera críticas

Troca do ‘s’ pela letra ‘z’ e conotação sexual por causa do “love us” causaram polêmica nas redes sociais. Campanha da Embratur foi lançada na última terça

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Foto: Divulgação
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Willian Matos
redacao@grupojbr.com

Lançada na terça-feira (16), a nova campanha do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) causou polêmica e gerou críticas nas redes sociais. A começar pelo “z” no lugar do “s” em Brazil; depois, a questão do slogan em inglês “Brazil. Visit and love us”. Tradução: “Brasil. Visite e nos ame”.

Em inglês, o verbo amar pode se referir ao ato sexual. Como a língua inglesa tem um pronome específico para lugares, animais e coisas -o it-, o uso do pronome us, a primeira pessoa do plural, reforçou a conotação sexual da frase. Para o presidente da associação de hotéis do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes, a falha “foi aquela tradução ao pé da letra” e era só tirar o us”. “Pega mal para nós”, admite.

A questão do nome do país ser escrito com Z é “só a ponta de um alfinete”, para Lopes. O problema, ressalta, está na falta de planejamento, amplitude e recursos para as campanhas internacionais.

Presidente da Embratur de 2006 a 2010, Jeanine Pires publicou que “love significa amor mas também pode ter conotação sexual” e lembra que o Brasil vem lutando para apagar a imagem de destino de turismo sexual.

A Embratur afirmou que, sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, não há sentido em fazer essa ligação. “O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime”, diz.

“Somos um país aberto ao turismo, com iniciativas que atraem os turistas estrangeiros, como a isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, e o encantamento que a cultura e o povo brasileiro provocam é reforçado pela expressão “love us”, respaldada pela pesquisa do Ministério do Turismo em que 96% dos turistas internacionais que visitam o Brasil afirma que pretendem voltar”, afirma o governo. 

Ainda segundo a nota, “a nova marca da Embratur para promoção do Brasil no exterior tem como objetivo representar um ícone conhecido mundialmente, que é a bandeira nacional, e reforçar sua internacionalização ao utilizar o nome do país em inglês, idioma do turismo mundial, facilitando também as buscas no ambiente digital pelo termo “Brazil”. Com informações da Folhapress


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