Menu
Brasil

Brasilienses se destacaram em Santos

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

Com mais de um minuto de vantagem sobre o segundo colocado, o brasiliense Marilson Gomes dos Santos conquistou ontem o tricampeonato nos 10 Km Tribuna FM de Santos. Entre as mulheres, uma estrangeira faturou o título pela quinta vez graças à vitória de Bertha Sanches, que superou a brasiliense Lucélia Peres no sprint final.

Bicampeão da São Silvestre, Marilson Gomes venceu com 28min27s, um minuto e três segundos à frente do também brasiliense Clodoaldo Gomes dos Santos. O terceiro colocado foi o queniano Amos Mayo, em sua estréia em provas no exterior. Já Bertha completou a corrida em 33min23s, em uma chegada emocionante com Lucélia. A catarinense Márcia Narloch, comemorando dez anos de sua vitória em Santos, foi a terceira colocada.

“Treinei muito bem, estava bem física e psicologicamente e decidi correr forte para abrir o máximo. Essa prova é a mais rápida do país nos 10 km. Além disso, é a que reúne os atletas mais fortes. Essa vitória é muito importante”, vibrou Marilson, também campeão em Santos em 2003 e 2004 e vice em 2005.

Clodoaldo Gomes também comemorou a segunda colocação e elogiou o campeão. “Ele (Marilson) está sobrando. Eu tentei acompanhar, mas ele estava muito rápido. No km 5 foi o mais complicado para mim, porque esquentou muito e fui ultrapassado. Caí para a quarta colocação, mas no final recuperei e faltando 300 metros garanti o vice. Foi ótimo porque já tinha sido três vezes o terceiro colocado e agora melhorei”, disse.

Treinador dos dois atletas há 14 anos, Adauto Domingues ressaltou o grande momento da maior estrela do atletismo nacional. “O Marilson está num momento mágico da vida dele e veio para cá preparado para vencer. O Clodoaldo também foi sensacional, porque vem de contusão, ficou seis meses parado e garantiu um vice numa prova tão forte como essa”, afirmou. 

O queniano Amos Mayo, terceiro colocado, já fala em 2007. “Senti um pouco de cansaço, mas foi muito bom. No ano que vem espero voltar para brigar pela vitória, agora que já conheço a prova”, disse o atleta, que compete somente há dois anos. 

Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003 e vice-campeã em Santos no ano passado, Bertha mudou radicalmente o seu estilo para vencer. Acostumada a sempre sair de trás para surpreender, ela impôs o ritmo forte desta vez, tentando evitar surpresas. “Comecei bem forte e não esperei as outras. Fui para cima, mas quase não consegui completar porque nos metros finais, próximo da linha de chegada, senti fortes pontadas e quase parei”, disse. 

Com o esforço para não deixar Lucélia Peres ultrapassá-la, acabou desmaiando após cruzar a linha de chegada. “Foi uma prova muito forte, mas me preparei pensando nela”, afirmou a atleta de 28 anos. 

A experiente Márcia Narloch, campeã em Santos há exatos dez anos, mostrou que continua em evidência mesmo treinando para o tetra na Maratona de São Paulo, e correu sempre próxima da líder. No final, foi superada por Lucélia e terminou em terceiro. 

“Fiquei feliz, satisfeita e até honrada com esse desempenho. Estou há duas semanas de uma maratona e corri forte, na prova mais forte do Brasil, onde estão as melhores brasileiras e atletas de ponta do exterior. Não há prova tão forte como essa”, destacou a competidora. “Não vou desistir tão cedo e no ano que vem estou aqui para brigar pelo bicampeonato”, completou. 

Mas quem surpreendeu mesmo foi Lucélia Peres, melhor brasileira nas duas últimas São Silvestre e terceira colocada em Santos em 2005. Sua estratégia foi exatamente se poupar no início e forçar no final. O plano deu certo, ela passou as rivais e chegou a disputar o sprint final com Bertha, assegurando o vice-campeonato com uma diferença de apenas um segundo – 33min24s. “Se tivesse mais cinco metros, eu venceria, porque quando encostei na Bertha estávamos em cima da linha de chegada”, comentou. 

“Estou muito feliz porque cresci na prova. Fiz minha melhor marca em dez mil metros e subi de posição. Quem sabe no ano que vem eu garanto a vitória. Com certeza, estarei de volta”, disse a atleta bicampeã da Volta da Pampulha. “Essa corrida é sensacional. Como já falei, é a São Silvestre dos 10 km e a participação do público é fantástica”, acrescentou. 

A tricampeã da prova em 2002, 2003 e 2004, a paraibana Ednalva Lauriano, a Pretinha, ficou em quarto lugar, logo atrás de Márcia, com 33min54s. A queniana Margaret Karie, vencedora no ano passado, ficou em quinto, com 33min58s. “Hoje não deu para repetir a vitória, mas voltarei no ano que vem”, prometeu a atleta do Quênia. 

Masculino: 
1 – Marilson Gomes dos Santos: 28min27s
2 – Clodoaldo Gomes da Silva: 29min30s
3 – Amos Mayo: 29min32s 

Feminino: 
1 – Bertha Oliva Sanches: 33min23s
2 – Lucélia de Oliveira Peres: 33min24s
3 – Márcia Narloch: 33min52s

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado