Menu
Brasil

Brasil tem 7 casos de coronavírus entre indígenas; adolescente de 15 tem quadro grave

Primeiro exame deu negativo para Covid-19, mas um novo teste foi realizado e detectou contaminação por coronavírus

Redação Jornal de Brasília

08/04/2020 11h53

O Brasil tem registros de sete casos de coronavírus entre indígenas. Entre eles estão quatro integrantes da mesma família da etnia Kokama, localizados em Santo Antônio do Içá, no Amazonas e dois casos registrados em Manaus, capital do estado. Também houve o óbito de uma idosa borari, de 87 anos, que teve o resultado do exame confirmado pela secretaria de Saúde do Pará, na quarta-feira (dia 1°). 

Entre os casos confirmados em Manaus, estão um homem de 45 anos da etnia Baré. Já em Roraima, um adolescente yanomami de 15 anos permanece em estado grave. Ele deu entrada no hospital no dia 3 de abril, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O primeiro exame havia dado negativo para a Covid-19, mas um novo teste foi realizado e detectou a contaminação por coronavírus. As informações são do jornal O Globo.

A causa da morte da idosa, de 87 anos, foi confirmada após testes laboratoriais darem positivo para o coronavírus.A Secretaria de Saúde do estado (Sespa) confirmou o resultado na última quarta-feira (dia 1º). 

Velório lotado

A idosa era considerada uma guardiã da cultura local. O velório ocorreu no dia 20 de março e teve a participação de centenas de pessoas.

“Tal fato traz grande inquietação na população local, pois caso confirmado que a causa do óbito foi a covid-19, o que poderia indicar transmissão para um grande número de pessoas que participaram do velório, com probabilidade de se iniciar um foco de transmissão comunitária”, alerta o documento que determina instauração de inquérito.

O MPF deu 24 horas para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) darem esclarecimentos e exporem as medidas para conter a disseminação da doença.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado