fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Brasil

Brasil perde cinco posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU

Dados, que foram divulgados nesta terça-feira (15),  são referentes a 2019 e ainda não refletem a crise provocada pela pandemia de covid-19

Avatar

Publicado

em

Foto: AFP
PUBLICIDADE

O Brasil perdeu cinco posições no ranking global de índice de desenvolvimento humano (IDH). Apesar do leve aumento do índice, de 0,761 para 0,765, o Brasil foi ultrapassado por outros países, de acordo com a lista elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( PNUD / ONU ). Os dados, que foram divulgados nesta terça-feira (15),  são referentes a 2019 e ainda não refletem a crise provocada pela pandemia de covid-19.

Ao todo, 189 países foram classificados de acordo com o IDH. O índice é calculado conforme a renda, educação e saúde. Atualmente, o Brasil ocupa a 84ª posição.

Apesar de ter tido um aumento de 0,756 para 0,765, em relação a 2014, o Brasil perdeu duas posições, quando comparado ao resultado daquele ano. O país mantém-se na categoria “Alto Desenvolvimento Humano”.

A expectativa de vida teve um aumento, passando de 75,7 no ano anterior para 75,9 neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na área de educação, o esperado era que os brasileiros ficassem 15,4 anos na escola. A realidade, no entanto, é outra. Na média, o tempo de estudo no País é de 8 anos – 0,2 a mais que no ano anterior.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade