Menu
Brasil

Brasil garante primeiro lugar geral nos jogos Ibero-Americanos

Arquivo Geral

29/05/2006 0h00

Com 35 pódios, divididos em 17 medalhas de ouro, 13 de prata e cinco de bronze, o Brasil foi o campeão do Campeonato Ibero-americano de Atletismo, realizado neste fim de semana, em Porto Rico. Este é o quinto título nacional na competição, organizado pela primeira vez em Barcelona, em 1983. “O título no Ibero mostra as boas condições dos atletas brasileiros”, destaca o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo.

“Superamos equipes sempre fortes, como Espanha e México. É verdade que as equipes não estavam com todos os seus melhores atletas. Mas nós também não contamos com nomes como o Jadel Gregório (triplo) e Matheus Inocêncio (110 m com barreiras). E tivemos grandes resultados, como os recordes da Fabiana Murer (4,56 m no salto com vara, recorde ibero-americano) e do Júlio César de Oliveira (78,91 m no lançamento do dardo, recorde sul-americano sub 23)”, completou. 

Este resultado fez com o Brasil disparasse no quadro geral de medalhas da história do Ibero: agora são 329 pódios nas 12 edições, com 115 medalhas de ouro. Na última rodada de disputas, realizada na noite de ontem, o país levou cinco ouros, três pratas e quatro bronzes. 

A última vitória, inclusive, ficou com um brasileiro: ao saltar 2,24m, seis centímetros menos que o recorde brasileiro, pertencente a ele mesmo, o pernambucano Jessé Farias de Lima foi o campeão do salto em altura. 

Além de Jessé, mais quatro vezes o Brasil subiu no ponto mais alto do pódio: Jefferson Sabino, no salto triplo, com 16,81m, Anselmo Gomes da Silva, nos 110m com barreiras, com 13s51, Elisângela Adriano, no lançamento do disco, com 58,67 m e o revezamento 4×100 m feminino, que levou a medalha ao marcar 44s49. A equipe era composta por Maíla Machado, Franciela Krasucki, Thatiana Ignácio e Luciana Alves dos Santos.

A segunda colocação no quadro de medalhas foi para a Espanha, que conquistou 23 medalhas (seis de ouro, dez de prata e sete de bronze). Na disputa pelo terceiro lugar, a Colômbia ganhou quatro medalhas de ouro contra três de Porto Rico. No entanto, a equipe da casa teve mais pódios no total, com 18 contra 11 dos colombianos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado