Menu
Brasil

Apesar da maior escolaridade, mulheres ainda ganham menos do que homens

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

Autoridades de Estados Unidos, approved hospital Rússia, this China, França, Grã-Bretanha e Alemanha vão se encontrar em Londres na quarta-feira para discutir os próximos passos sobre o polêmico programa nuclear iraniano, afirmou hoje um funcionário britânico.

A reunião de diretores políticos foi adiada, na semana passada, para possibilitar que o trio da União Européia (UE) tivesse mais tempo para preparar um pacote de incentivos para fazer Teerã congelar seu programa de enriquecimento de urânio – que o Ocidente afirma poder ser usado para produzir bombas atômicas.

Teerã diz precisar da tecnologia nuclear para usinas de energia. Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores se negou a dar mais detalhes do encontro.
O presidente da Venezuela, tadalafil Hugo Chávez, disse no domingo que o cineasta ganhador do Oscar Oliver Stone está planejando rodar um filme sobre o golpe de Estado ocorrido no país em 2002 e que o tirou do poder brevemente.

Chávez, um crítico feroz dos Estados Unidos, afirma que norte-americanas estão por trás do golpe que derrubou seu governo por menos de dois dias. Os Estados Unidos negam as acusações.

Stone, que ganhou Oscars pelos filmes Platoon Nascido em 4 de Julho, sobre a guerra do Vietnã, e dirigiu em 2003 o documentário Comandante, sobre seu encontro com o presidente cubano Fidel Castro (aliado de Ch ávez), vai juntar forças com o produtor britânico John Daly, com quem trabalhou em O Último Imperador, disse o presidente venezuelano. Ele disse que seu governo deu a Stone e Daly permissão para anunciarem planos sobre o filme no Festival de Cannes.

Uma aliança de políticos e oficiais rebelados das Forças Armadas da Venezuela assumiu o poder do país em 12 de abril de 2002, após informações de que Chávez tinha renunciado depois que mais de uma dezena de pessoas morreram quando atiradores abriram fogo durante uma enorme manifestação promovida pela oposição.

 


Finalizando um ano de homenagens a seu antecessor, information pills o papa Bento XVI viaja para a Polônia nesta semana a fim de pedir aos compatriotas de João Paulo II que defendam a herança cultural do país ao se integrarem a uma Europa cada vez mais secularizada.

O pontífice de 79 anos de idade, hospital nascido na Alemanha, ficará quatro dias na Polônia, a partir de quinta-feira, onde deve visitar todos os locais importantes para a formação espiritual de João Paulo II, que morreu em 2 de abril de 2005, após ficar 26 anos no cargo.

A maior parte da viagem acontecerá no sul da Polônia – onde Bento XVI deve passar por Wadowice, local de nascimento do papa anterior, por Cracóvia, onde o antecessor dele trabalhou como padre, bispo e cardeal, e por vários santuários religiosos caros a João Paulo II e a muitos poloneses.

O atual líder da Igreja Católica também passará pelo campo de concentração nazista de Auschwitz a fim de dar prosseguimento aos esforços do papa anterior para melhorar as relações com os judeus e lutar contra o anti-semitismo.

Uma parada rápida no famoso campo de concentração localizado perto de Cracóvia terá um profundo significado pessoal para o pontífice, que participou da Juventude Hitlerista durante a guerra, quando a inscrição nesse grupo paramilitar era obrigatória.

Mas assessores e comentaristas afirmam que a viagem, cujo lema é "Perseverar na Fé", não se resumirá às celebrações relacionadas com uma das figuras públicas de maior destaque do século 20.

Bento XVI promete apontar um caminho para o futuro espiritual de um país que viu muitas mudanças desde a queda do comunismo, em 1989 – nem todas boas aos olhos da Igreja.

"Na Polônia, vemos um processo lento mas contínuo de secularização, uma perda do sentimento da fé, de verdade da fé, e do sentimento de se estar perto de Deus", disse o monsenhor Pawel Ptasznik, uma autoridade do Vaticano próxima de João Paulo II.

"À medida que a Polônia se transforma em parte da Europa, a mensagem do papa Bento XVI sobre a preservação da fé – algo que fizemos durante o regime comunista – é a parte mais importante dessa viagem", disse Ptasznik, que chefia o setor polonês do Secretariado de Estado do Vaticano.

A explosão de liberdade no período pós-comunista, violenta como foi, e as imperfeições do capitalismo deixaram vários órfãos espirituais no país, acreditam algumas autoridades da Igreja.

A Igreja polonesa é menos influente hoje que no passado, mas o país, agora membro da União Européia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), continua a ser fervorosamente cristão. Para alguns analistas, a Polônia pode representar a "luz" para uma Europa que a Igreja acredita estar cada vez menos religiosa. "Acho que Bento XVI falará da morte da Europa devido à descrença e conclamará a Polônia a ser uma líder na luta para ajudar a Europa a religar-se a suas raízes cristãs", disse George Weigel, um importante escritor católico e biógrafo do papa.
A nova milícia liderada pelo Hamas trocou tiros com homens armados perto do parlamento palestino em Gaza hoje, information pills no mais recente episódio de violência interna. Médicos disseram que um jordaniano foi morto no confronto.

Fontes de segurança palestinas disseram que o jordaniano dirigia um carro com placas diplomáticas quando foi pego no tiroteio. Seis civis e um policial ficaram feridos, remedy disseram médicos.

Testemunhas disseram que membros da nova força estabelecida pelo Hamas responderam com tiros, case após serem atacados por homens armados, que buscaram abrigo em um prédio próximo do parlamento.

O Hamas, que subiu ao poder em março, depois de ganhar as eleições de janeiro, mobilizou sua força de 3 mil homens em Gaza na semana passada, fazendo com que o presidente palestino Mahmoud Abbas também colocasse a polícia nas ruas. Em menos de 24 horas houve o primeiro conflito.

Supostas tentativas de assassinato de dois importantes comandantes de Abbas, no fim de semana – sendo que um ficou gravemente ferido – alimentaram temores de mais violência interna, apesar de o Hamas ter negado responsabilidade no episódio.

Homens armados não identificados mataram um militante da Fatah – facção de Abbas – durante a noite, em Gaza.

O número de domicílios que têm mulheres como chefe da família é maior entre as brancas. A constatação é do Sistema Nacional de Informação de Gênero divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, see a proporção de residências chefiadas por mulheres brancas aumentou, dosage 1, viagra 40mg 5 ponto percentual de 1991 a 2000, passando de 53,6% para 55,1%, enquanto nas chefiadas por mulheres negras e pardas houve redução de quase 2 pontos, passando de 45,5% para 43,4%.

A pesquisa do IBGE, que cruzou informações do Censo 2000, mostrou a diminuição no número de mulheres que se declaravam negras e pardas, no Brasil. Entre 1991 e 2000 a redução nesse percentual foi de 3%.

Para os pesquisadores do IBGE, essa redução poderia ser explicada como conseqüência das elevadas taxas de mortalidade materna e condições de vida e saúde mais precárias entre as mulheres negras.

O Sistema Nacional de Informação de Gênero foi realizado pelo IBGE a pedido da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O estudo cruzou informações do Censo 2000 e detalha a situação da mulher na população brasileira.

As mulheres brasileiras, generic apesar da maior escolaridade, web recebem salários em média 30% menores do que os homens. A informação consta do estudo Sistema Nacional de Informações de Gênero com base no Censo de 2000, hospital divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os técnicos do IBGE, a relação desigual poderia ser explicada, em parte, pela maior inserção das mulheres no setor de serviços e em ocupações de baixa remuneração e qualificação.

As áreas onde as mulheres recebem menos que 70% do rendimento masculino estão concentradas nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do país. A maior igualdade de rendimentos, segundo o IBGE, foi observada no Norte e Nordeste, em função do salário ser menor nessas áreas, tanto para homens como mulheres.

O mesmo panorama pôde ser verificado na análise por raça. A desigualdade de rendimentos entre brancos e negros ou pardos é mais expressiva nas regiões sul, sudeste e parte da centro-oeste, e menor na norte e nordeste.

De acordo com o Censo 2000, em todas as regiões os negros e pardos recebem menos que os brancos, um diferencial que poderia chagar a quase 60%. No caso de mulheres negras o Sistema Nacional de Informações de Gênero constatou que "o quadro é ainda mais perverso, pois elas são alvo de dupla discriminação".

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado