Siga o Jornal de Brasília

Brasil

Anvisa suspende três tipos de implantes de seios texturizados

Medida foi tomada após um recall dos produtos em todo mundo ser anunciado

Publicado

em

Willian Matos
[email protected]

Nesta sexta-feira (26/7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, comercialização e distribuição de três tipos de implantes mamários texturizados. Os produtos, da empresa Allergan, são:

  • Natrelle Expansor Tissular Texturizado e Acessórios Allergan (lotes a partir de 25/7/2014);
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos os lotes);
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Duplo Lúmen e Acessórios Allergan (todos os lotes)

Em nota, a Anvisa justifica a proibição ressaltando que “tem como foco de atuação proteger a saúde da população”. A Agência também frisa que a medida foi tomada após a Allergan anunciar um recall dos produtos em todo o mundo.

A Anvisa tranquilizou os pacientes que possuem as próteses que serão suspensas. Segundo a Agência, “não há recomendação de remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados BIOCELL® em pacientes assintomáticos”. No entanto, caso ainda haja preocupação, é válido entrar em contato com um médico para avaliar melhor os possíveis riscos.

Aos distribuidores do produto no mercado, a Agência adianta que os produtos devem ser separados dos demais e devolvidos à Allergan. Confira a nota técnica divulgada.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também afirmou em nota que “não há motivo de alarme ou pânico” e que não é necessária a retirada dos implantes caso não haja sintomas.

Recall

O recall anunciado pela Allergan atende a um pedido da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês). O pedido foi feito após a agência receber novas informações sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) relacionada a implantes de seios.

A FDA afirma que, até 6 de julho, recebeu um total de 573 relatórios nos EUA e no resto do mundo de incidência de linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) relacionada a implantes de seios.


Você pode gostar
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • CHARGE DO DIA

    Charge
Publicidade