Siga o Jornal de Brasília

Brasil

Anvisa suspende três tipos de implantes de seios texturizados

Medida foi tomada após um recall dos produtos em todo mundo ser anunciado

Willian Matos

Publicado

em

PUBLICIDADE

Willian Matos
redacao@grupojbr.com

Nesta sexta-feira (26/7), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, comercialização e distribuição de três tipos de implantes mamários texturizados. Os produtos, da empresa Allergan, são:

  • Natrelle Expansor Tissular Texturizado e Acessórios Allergan (lotes a partir de 25/7/2014);
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Allergan (todos os lotes);
  • Natrelle Implante Mamário Texturizado Duplo Lúmen e Acessórios Allergan (todos os lotes)

Em nota, a Anvisa justifica a proibição ressaltando que “tem como foco de atuação proteger a saúde da população”. A Agência também frisa que a medida foi tomada após a Allergan anunciar um recall dos produtos em todo o mundo.

A Anvisa tranquilizou os pacientes que possuem as próteses que serão suspensas. Segundo a Agência, “não há recomendação de remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados BIOCELL® em pacientes assintomáticos”. No entanto, caso ainda haja preocupação, é válido entrar em contato com um médico para avaliar melhor os possíveis riscos.

Aos distribuidores do produto no mercado, a Agência adianta que os produtos devem ser separados dos demais e devolvidos à Allergan. Confira a nota técnica divulgada.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também afirmou em nota que “não há motivo de alarme ou pânico” e que não é necessária a retirada dos implantes caso não haja sintomas.

Recall

O recall anunciado pela Allergan atende a um pedido da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês). O pedido foi feito após a agência receber novas informações sobre a incidência de linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) relacionada a implantes de seios.

A FDA afirma que, até 6 de julho, recebeu um total de 573 relatórios nos EUA e no resto do mundo de incidência de linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) relacionada a implantes de seios.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade