Menu
Brasil

Anvisa libera terapias alternativas no Brasil

Na prática, as novidades serão os tratamentos com terapia celular e terapia com células-tronco no Brasil.

Redação Jornal de Brasília

21/02/2020 17h50

Foto: Divulgação/Anvisa

Nesta sexta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária expôs que vai autorizar os produtos sem registros nos casos de pacientes que esgotaram todas as possibilidades de tratamento.Os principais afetados pelo decisão serão os portadores de graves enfermidades e pacientes sem chance de cura. 

Essa nova norma era inesperada e está sendo considerada a maior quebra de paradigma na história da Anvisa. A determinação será anunciada na convenção da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. 

Na prática, as novidades serão os tratamentos com terapia celular e terapia com células-tronco no Brasil. Até esta semana, esses tratamentos não eram autorizados. 

Mesmo com a proibição, uma exceção foi concedida ao paciente Vamberto Luiz de Castro, de 62 anos, que passou por um procedimento na USP de Ribeirão preto no ano passado. 

Comemoração

Considerada audaciosa pela Anvisa, a ideia foi muito bem recebida pela comunidade científica, como pelos laboratórios, por exemplo. A determinação influencia no ânimo de pesquisadores brasileiros para apostarem em novos tratamentos e novas pesquisas. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado