Menu
Brasil

ANM comunica que Talude do complexo do Gongo Soco pode se romper até dia 25 junho

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou hoje (20),que a velocidade do talude já chegou a 7cm por dia

Lindauro Gomes

20/05/2019 20h17

Segundo Agência Nacional de Mineração (ANM) existe risco de rompimento do talude do complexo da Mina de Gongo Soco, da Vale, no município de Barão de Cocais (MG), o incidente deve acontecer até o próximo sábado (25).

O talude norte da cava de Gongo Soco vem se deslocando 10 centímetros (cm) por ano desde 2012, Segundo a ANM, que interditou o complexo na última sexta-feira (17), o deslocamento ainda é aceitável devido a dimensão da estrutura. “Mas, desde o fim de abril, a velocidade do deslocamento aumentou para 5 cm por dia e, se esta aceleração continuar, o rompimento do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio”, informou a assessoria da ANM em nota publicada nesta segunda-feira (20).

De acordo com a assessoria da ANM, dados da agência já indicam que, desde ontem (19), a velocidade de deslocamento do talude já havia chegado a 7 cm por dia.

Segundo a Agência Nacional a Vale já havia sido alertada para que fossem tomadas as devidas providências de emergência, entre elas a “suspensão imediata do tráfego do trem de passageiros no trecho do viaduto localizado a jusante [fluxo normal da água de um ponto mais alto para um ponto mais baixo] da cava; monitoramento por vídeo em tempo real das barragens e também a apresentação de estudo de comportamento da possível onda gerada pelo rompimento do talude norte.

A agência afirma ainda que a preocupação é que a vibração gerada pelo rompimento do talude influencie diretamente na segurança da barragem Sul Superior. Para ANM o foco de risco é no rompimento do talude da cava, que fica 1,5 quilômetro (km) de distância da cava e não da barragem.
Atualmente, mais de mil pessoas estão fora de suas casas em todo o estado.

A barragem Sul é uma das 30 estruturas que já foram interditadas após ocorrer a tragédia de Brumadinho (MG), ocorrida em 25 de janeiro.

Em 22 de março, a barragem Sul Superior se tornou a primeira a atingir o nível 3, que é considerado o alerta máximo e significa risco iminente de rompimento. Desde a tragédia de Brumadinho, quatro barragens da Vale, em Minas Gerais, alcançaram esse alerta máximo.

Barão de Cocais é o município com o maior número de casas evacuadas. A evacuação teve início no dia 8 de fevereiro quando a barragem Sul Superior atingiu o nível 2.

Cerca de 443 moradores da zona de autossalvamento já deixaram suas residências. No dia 25 de março, um treinamento envolveu mais de 3,6 mil pessoas que vivem em áreas secundárias que seriam atingidas. Um novo simulado foi realizado neste sábado (18). afirmou a Defesa Civil de Minas Gerais,

Recomendações

O Ministério Público de Minas Gerais recomenda que a Vale comunique, por meio de, jornais, carros de som e rádios. Diante da iminente ruptura do talide da cava as informações precisam ser claras, eficientes e verídicas sobre a atual condição estrutural da Barragem Sul Superior. Ministrério comunica também sobre o fornecimento geral de apoio logístico, psicológico, médico para moradores de Barão de Cocais e das vizinhas Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado