Menu
Brasil

Agricultura está analisando alta de 88% no desmatamento na Amazônia, diz ministra

A pasta está fazendo uma análise para saber o que o dado significa, levantando inclusive a possibilidade de haver distorções nas imagens de satélite

Redação Jornal de Brasília

03/07/2019 18h20

FILE PHOTO: Piles of wood are seen during “Operation Green Wave” conducted by agents of the Brazilian Institute for the Environment and Renewable Natural Resources, or Ibama, to combat illegal logging in Apui, in the southern region of the state of Amazonas, Brazil, July 27, 2017. REUTERS/Bruno Kelly /File photo

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o aumento de 88% no desmatamento na Amazônia Legal brasileira registrado em junho, em relação ao mesmo mês no ano passado, é “um número muito significativo para aparecer em um mês”. Segundo ela, a pasta está fazendo uma análise para saber o que o dado significa, levantando inclusive a possibilidade de haver distorções (na comparação) nas imagens de satélite devido a menor quantidade de nuvens no período. Os dados consolidados do mês foram inseridos no sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O aumento expressivo foi divulgado poucos dias após a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia, que tem um capítulo voltado para desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente. A ratificação do tratado depende do aval do Parlamento Europeu, que registrou na última eleição um crescimento dos “Verdes”, que representam o quarto maior grupo de parlamentares na nova legislatura.

Na terça-feira, 2, o ministro francês do Meio Ambiente, François de Rugy, afirmou que o tratado “só será ratificado se o Brasil respeitar os seus compromissos”, especialmente em relação à luta contra o desmatamento da Amazônia. Mais cedo, a porta-voz do governo francês havia indicado que “a França não está pronta para ratificar” o compromisso.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado