Menu
brasil

Guia de Viagem para o Rio de Janeiro: Como Explorar a Cidade Sem Complicações

Nas praias de Copacabana e Ipanema, você se encantará com o cenário perfeito que encanta cariocas e visitantes há mais de 500 anos

Redação Jornal de Brasília

02/10/2025 10h19

raphael nogueira espuilpsruw unsplash

Por que ir ao Rio de Janeiro? Esta reluzente metrópole brasileira, conhecida como Cidade Maravilhosa, faz jus ao seu nome. O Rio de Janeiro, localizado na foz de um porto, possui praias de areia branca e é cercado por imponentes montanhas verdes cobertas por uma bela floresta tropical. Do Morro do Corcovado, você pode observar o magnífico Cristo Redentor, com 38 metros de altura, que zela pelas belas praias cariocas. E, das praias de Copacabana e Ipanema, você se encantará com o cenário perfeito que encanta cariocas e visitantes há mais de 500 anos.

O Rio, no entanto, oferece muito mais do que panoramas de tirar o fôlego, matas exuberantes e oceanos azuis. Caminhando pela Avenida Atlântica, em Copacabana, você verá uma cidade repleta de banhistas de biquíni. À noite, as batidas energéticas do samba pulsam pelas principais ruas da Lapa. E se você chegar em fevereiro, bem a tempo do Carnaval, verá os desfiles vibrantes e os blocos de rua barulhentos do Brasil, que atraem foliões do mundo todo.

Este guia ajudará você a viajar pelo Rio de Janeiro com facilidade, incluindo recomendações essenciais de segurança e armazenamento de bagagem no Rio de Janeiro, para que você possa aproveitar cada segundo das suas férias.

Dicas de viagem para o Rio de Janeiro

Segurança

Ao planejarmos nossa viagem ao Rio, estávamos realmente preocupados com nossa segurança. O Rio costumava ser rotulado como uma cidade perigosa. Eu estava bastante preocupado com a possibilidade de nossos celulares serem roubados, furtados, terem minha bolsa rasgada, ser assaltado e simplesmente me envolver em muitas situações perigosas ou desagradáveis.

Evite favelas, a menos que esteja em um passeio turístico. Favelas são bairros densamente povoados e empobrecidos, normalmente construídos nas encostas do Rio. Todas as favelas são controladas por gangues ou pela máfia, que vendem drogas e portam metralhadoras abertamente. Embora fazer um passeio guiado por uma favela seja bastante seguro (e tenha sido uma experiência muito interessante e boa no Rio), e as favelas em geral possam ser relativamente seguras durante o dia, eu definitivamente as evitaria se você não estiver em um passeio turístico.

Mantenha seus objetos de valor seguros. Não traga todo o seu dinheiro ou cartões com você; deixe o que não precisar no cofre do seu hotel. Se você chegar ao Rio de manhã cedo, antes de fazer o check-in no hotel, pode guardar sua bagagem em um serviço confiável como o Radical Storage. É uma opção prática para quem viaja com a Guarda volumes Rio de Janeiro, permitindo que você passeie pela cidade sem precisar carregar malas grandes e com as mãos livres.

Não atravesse as ruas a pé após o anoitecer. Como viajante internacional, uma boa regra é: se precisar chegar a algum lugar após o anoitecer, pegue um táxi ou o metrô se estiver caminhando menos de um quarteirão.

As Melhores Áreas para Ficar no Rio de Janeiro

Escolher o lugar certo para ficar é uma parte importante do planejamento de uma visita ao Rio de Janeiro. Nós nos hospedamos e fiquei realmente encantado com Santa Teresa. Santa Teresa é um bairro tranquilo e artístico que se estende por uma colina com vista para a cidade. Havia muita arte de rua e casas lindamente pintadas em Santa Teresa, e o bairro parecia bastante residencial e seguro o dia todo. O trânsito nunca era intenso neste bairro, e era uma viagem curta e fácil (e barata) até o Centro, onde há muitas atrações.

Compre um Cartão SIM Eletrônico Antes de Ir

Em vez de comprar um cartão SIM local (ou alugar um ponto de acesso móvel) quando chego a um lugar, agora uso um cartão SIM eletrônico. Já tentei diversas técnicas para obter dados em viagens internacionais e, deixe-me dizer, comprar um cartão SIM eletrônico é facilmente a alternativa mais econômica, rápida e prática. Compre a quantidade necessária de dados antes de partir para sua viagem. Em seguida, baixe o aplicativo e, ao chegar, ligue o cartão SIM eletrônico.

Não se esqueça do seguro viagem

Oferecer um seguro viagem é um elemento vital na preparação para qualquer viagem internacional, pois nunca se sabe o que pode acontecer e seu seguro regular geralmente não cobre viagens ao exterior. Os custos de uma emergência médica durante as férias podem aumentar rapidamente, então é melhor prevenir do que remediar.

Eletricidade

O Brasil utiliza dois tipos de tomadas elétricas: C e N. As tomadas têm dois pinos esféricos e são amplamente utilizadas em toda a Europa. A tomada tipo N contém dois pinos circulares e um pino de aterramento. Se você estiver indo dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro, precisará de um adaptador para carregar seus eletrônicos.

Assistir a um Jogo de Futebol com um Morador Local

Os brasileiros adoram futebol, e o Rio de Janeiro ostenta um dos maiores e mais famosos estádios e rivais do mundo. Ir a um jogo no Estádio do Maracanã estava no topo da nossa lista de desejos no Rio, e estou feliz por termos conseguido realizá-la.

Sacando Dinheiro

Tenha cuidado ao usar caixas eletrônicos na rua, especialmente se houver outras pessoas por perto. Recomendo sacar dinheiro no aeroporto, mas apenas nos caixas eletrônicos, não nas casas de câmbio. Tentamos as casas de câmbio pela esteira de bagagens, mas uma só aceitava dinheiro (só tínhamos cartões de débito) e a taxa de câmbio da outra era praticamente um roubo de estrada.

Conclusão

O Rio de Janeiro é um cartão-postal vivo: deslumbrante, vibrante e inesquecível. Você pode desfrutar da beleza e do sabor da cidade sem se preocupar com transporte, localização de bairro ou guarda de seus pertences com a Radical Storage. Deixe o trabalho pesado em casa e traga seu senso de aventura. Deixe o ritmo do Rio guiar você.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado