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E-mails personalizados automáticos: como a Etag transforma a retenção

Redação Jornal de Brasília

04/09/2025 6h54

Muitas empresas utilizam e-mails personalizados automáticos, mensagens enviadas diretamente de maneira automática para destinatários específicos, com conteúdo adaptado para cada usuário. 

A personalização de e-mail é utilizada para diferentes finalidades, como acompanhamento de carrinhos abandonados, newsletter e confirmação de compra. Saiba como funciona a automação de e-mail e como a Etag pode transformar a retenção e conversão dos seus usuários!

O que são e-mails personalizados automáticos?

E-mails personalizados automáticos são mensagens enviadas para a lista de contatos, onde parte do conteúdo é adaptado para cada indivíduo, usando dados específicos sobre cada um deles. As informações podem incluir nome do destinatário, compras anteriores, produtos visualizados ou esquecidos no carrinho e muito mais.

Por que usar no e‑commerce?

A automação de e-mail no e-commerce traz uma série de benefícios consideráveis, que podem auxiliar no aumento de vendas, e até mesmo na fidelização de clientes. Confira alguns benefícios relacionados aos e-mails personalizados automáticos:

  • Timing: a automação possibilita o envio de mensagens em momentos específicos e oportunos, como em casos de abandono de carrinho, aniversário do cliente e outros;
  • Segmentação por comportamento: com a automação, é possível realizar a segmentação por comportamento;
  • Recuperação de carrinho: o disparo automático de e‑mail é um dos meios mais comuns utilizados pelo e-commerce, que consiste em enviar e-mails para clientes que abandonam o carrinho de compras;
  • Aumento de Lifetime Value (LTV): os e-mails podem auxiliar as empresas a desenvolverem um relacionamento próximo com os clientes e oferecer ofertas relevantes, contribuindo ativamente para o aumento do LTV;
  • Experiência: com a automação de e-mails e o envio de mensagens para a recuperação de carrinho por e‑mail, é possível melhorar a experiência do cliente, visto que também é possível oferecer ofertas personalizadas.

Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, o uso de e-mails personalizados automáticos desempenha um papel crucial para o e-commerce, ao permitir uma comunicação direta mais personalizada e eficiente de maneira estratégica, otimizando a experiência do cliente.

Como a Etag faz isso na prática

A Etag utiliza o envio de e-mails personalizados automáticos como etapa essencial de uma estratégia de remarketing, com e-mails enviados até 30 minutos depois do abandono do carrinho, focando nos contatos de acordo com o comportamento na página, histórico de navegação do lead na página e, sobretudo, faz isso de forma não invasiva, o que pode levar a crescimentos expressivos nas conversões. 

Exemplos rápidos de fluxos que funcionam

Há exemplos que pode utilizar em diferentes casos para conquistar e reter clientes. Em casos de carrinho abandonado, boas-vindas com oferta e recompra ou recorrência. Confira exemplos:





Carrinho abandonado
1º e-mail: enviado 30 minutos após o abandono do carrinho, lembrando ao cliente e oferecendo suporte;2º e-mail: enviado no dia seguinte mencionando a exclusividade dos produtos escolhidos, oferecendo desconto para incentivar a compra;3º e-mail: deve ser enviado dias depois com um senso de urgência.



Boas-vindas + Oferta
1º e-mail: boas-vindas apresentando a marca e como o cliente em potencial se beneficiará;2º e-mail: oferta exclusiva na primeira compra;3º e-mail: sugestões de produtos com base no comportamento do usuário.



Recompra/Recorrência:
1º e-mail: notificação sobre o término de um produto que o cliente havia comprado;2º e-mail: oferta especial de um produto específico já comprado pelo cliente;3º e-mail: mensagem com um conteúdo rico em informações sobre o produto.

Esses e-mails personalizados automáticos podem auxiliar na recuperação de vendas que poderiam ser perdidas, engajar novos clientes; além de incentivá-los a comprar e até mesmo fidelizar clientes, dando continuidade à relação que ele possui com a marca.

Conclusão

No mercado atual, cada interação com os consumidores pode manter a atenção em relação ao seu negócio. Nesse sentido, os e-mails personalizados automáticos podem ser verdadeiros aliados para melhorar os resultados do e-commerce ao combinar fatores como timing, personalização, segmentação por comportamento e experiência do cliente. 

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Área SEO

  • H1: E-mails personalizados automáticos: como a Etag transforma a retenção
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