Menu
Verbalize
Verbalize

Nikolas Ferreira, o líder que influenciou pelo exemplo, comunicou com o coração e com o propósito de ver um Brasil em movimento

Uma análise da caminhada que saiu de Paracatu a Brasília e se transformou em movimento por justiça, propósito e mobilização popular

Luana Tachiki

27/01/2026 14h30

nikolas ferreira certo

Nikolas Ferreira. – Foto: Reprodução

No dia 25/01, após cinco dias de caminhada debaixo de sol escaldante e chuva torrencial, o jovem deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) percorreu mais de 240 km, saindo de Paracatu/MG com chegada em Brasília/DF, em protesto contra a corrupção do governo atual. A mobilização teve o slogan orgânico “Acorda Brasil/Caminhada pela Justiça e Liberdade” e alcançou repercussão internacional.

Nikolas discursava a cada parada de descanso. Discursou em Luziânia, Valparaíso e, ao chegar em Brasília, na Praça do Cruzeiro. Seu último discurso ocorreu em um caminhão de som, em meio a uma multidão de apoiadores, também na Praça do Cruzeiro.

Em análise de cada discurso de Nikolas, desde os primeiros momentos durante paradas estratégicas ao longo da caminhada, até o movimento ganhar repercussão internacional.

1º Pelo Brasil, pelo povo.
O “pra quê” gera dúvidas e incomoda quem está contra seus argumentos. Caminhar 240 km na caminhada “Acorda Brasil”.

2º Propósito, o porquê.
Neste vídeo, Nikolas, já cansado, reforça seus motivos e seu propósito ao pequeno grupo de pessoas presente até então.

https://www.instagram.com/reel/DTv7CfVkci2/?igsh=MXUyazh4bTFnMjJoOA==

3º Persuasão pela coerência.
Neste vídeo, Nikolas faz um pronunciamento provocativo, demonstrando indignação diante de fatos que considera inadmissíveis, enquanto questiona durante a caminhada simbólica que representou o pedido por justiça. A mensagem é clara: acorda.

nikolas ferreira 4
Nikolas Ferreira. – Foto: Reprodução

https://www.instagram.com/reel/DTyJeo0kUTr/?igsh=Z2J1NTV4amFwaTg=

4º Emoção.
Reconhece o carinho do público e agradece o acolhimento. Sem microfone, ofegante pela caminhada, trouxe o poder da vulnerabilidade ao falar de onde saiu, de uma favela de Belo Horizonte. Mesmo com dores no joelho e nos pés, reconhecendo suas limitações, estava ali firme e forte, não por ele nem por político algum, mas pelo povo brasileiro que merece viver melhor, com mais dignidade.

https://www.instagram.com/reel/DTyakw8kdtJ/?igsh=YmY3aDg0N2ljejlx

5º Clareza e simplicidade.
Em um discurso breve e sucinto, Nikolas transmite sua mensagem na cacunda de um militante, sem microfone, em um apelo totalmente orgânico, pedindo que a multidão estivesse junta no dia 25/01.

https://www.instagram.com/reel/DT0JAIVEa-5/?igsh=MWJ0OHFjeHNtYmZrbg==

6º Consistência.
Nikolas puxa um grito de guerra: “Acorda” diz Nikolas, “Brasil” responde o público, reforçando em alta voz a força da luta por um propósito. Uma caminhada que já havia se tornado movimento.

7º Interação a cada parada.
Interagir com o público, fazendo perguntas e promovendo respostas em tom de grito de guerra, mantém o público vivo, aceso e acordado. Mesmo sem voz, rouco, queimado pelo sol, com os pés calejados de andar no sol e na chuva, ele mantém fôlego para interagir.

https://www.instagram.com/reel/DT35-WNDCBw/?igsh=MWgzdTdmYW9iOHowZg==

8º Senso de urgência.
A cada parada, um vídeo, uma prestação de contas, um reforço e incentivo para quem já está não parar, e para quem quer entrar, vir, pois estamos juntos pelo mesmo propósito, criando um senso de urgência: acorda e vem.

https://www.instagram.com/reel/DT5gEQGkX2n/?igsh=YTBwN2J0MWJlYTNz

9º Prova social.
“Somos muitos e estamos crescendo”, transmitindo a ideia de que quem está de fora e concorda com Nikolas tende a querer se juntar.

https://www.instagram.com/reel/DT5nKsZkc71/?igsh=czA5OHdweTc1d3Jj

10º Exemplo.
Prometeu e cumpriu. Palavra dada, missão cumprida. Depois de dias de luta, o desfecho do discurso: “O Brasil acordou”. A mensagem foi passada, o recado foi dado, o movimento nasceu e o Brasil acordou. Nikolas encerra como prometido. Mesmo diante de ameaças, dores, clima adverso e infiltrados torcendo contra e tramando fazer maldades, não desistiram. O movimento que começou com uma pessoa terminou com uma multidão de aproximadamente 18 mil pessoas, com a mensagem de que é só o começo.

Em seu último discurso, Nikolas reforçou seu propósito:
“Nós estamos aqui não para poder tomar o poder, estamos aqui para reconhecer de quem é o poder.”

Em seguida, pediu que seus seguidores continuassem fiéis na missão de despertar o país.

Após pedir que os manifestantes colocassem as mãos nos ombros uns dos outros, conduziu uma oração coletiva:

“Senhor, tu és o Deus desta nação e nós pedimos ajuda para o nosso país. Nós não aguentamos tanta corrupção e maldade aqui no Brasil. Por favor, perdoe os nossos pecados, as nossas falhas e tenha misericórdia da nossa nação. Perdoa os nossos inimigos e nos dê forças para enfrentar todos aqueles que estão contra o bem. Nós te pedimos: acorde os corações que estão dormindo. Não feche os olhos para o Brasil. Acorde esta nação para a sua glória, porque só teu é o Reino, a glória e o poder para todo sempre, amém.”

Para concluir, ele avisou que não é possível parar o movimento:

“Se eles tentarem nos parar, aqui está o recado: este não é o fim, é apenas o começo.”

O CEO da Verbalize também analisou a comunicação de Nikolas, que originou um forte movimento no Brasil:
Pedro Helou
https://www.instagram.com/reel/DT-qibvkbQ9/?igsh=MXNmN3hvcHJtYnQ1

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado