Já notou que final do ano é o momento de compactuar tudo que você viveu em algumas palavras porque o chefe te convocou para falar algo, é hora de agradecer pelo ano diante de todos da empresa ou até de anunciar o amigo oculto, e o tempo muitas vezes não ajuda? Além do desafio do tempo, existe também o medo de não saber estruturar o discurso, de ficar envergonhado e ser sem graça, passando despercebido, e claro, o medo de demonstrar ansiedade, nervosismo e de ser julgado. Para que você siga com mais confiança e menos medo e ansiedade, o preparo ao estruturar sua fala é primordial. Por isso, neste artigo você conhecerá algumas técnicas que poderá escolher de acordo com as rodinhas de fim de ano.

- Estruturas de Narrativa Clássica como a Jornada do Herói de Joseph Campbell.
Essas são 12 etapas de transformação do protagonista. Muito usadas em filmes, TEDs e livros. - Mundo comum: a vida normal do herói antes da transformação.
- Chamado para a aventura: o personagem sai do status quo e vai para a ação.
- Recusa do chamado: o herói entra em crise, sente medo, insegurança e pensa em desistir.
- Mentor: alguém dá conselhos, orienta e ajuda o herói a voltar para a aventura.
- Travessia do limiar: o herói inicia para valer sua jornada.
- Provas, aliados e inimigos: surgimento de conflitos e aprendizados.
- Aproximação da caverna oculta: o herói se prepara para o grande desafio.
- Provação: momento crítico, o clímax da história.
- Recompensa: a conquista após o grande desafio.
- Caminho de volta: o herói retorna à normalidade, mas agora transformado.
- Ressurreição: o herói finalmente é transformado.
- Retorno com o elixir: o herói vira exemplo e compartilha o que aprendeu.
- Story Circle de Dan Harmon
É uma simplificação da jornada do herói, mas em oito etapas. Excelente para reels, vídeos curtos e aulas. - Personagem em um estado de conforto ou status quo.
- Desejo ou necessidade de ação.
- Entrada no mundo desconhecido.
- Busca, adaptação e aprendizado.
- Encontra o que buscava ou conquista algo.
- Paga um preço ou consequência pela conquista.
- Retorno ao mundo conhecido, porém diferente.
- Transformação ou mudança final.
- Estrutura da narrativa de 3 atos
- Setup (início)
- Confronto (meio)
- Resolução (fim)
É a base de roteiros. - Estrutura em 5 atos de Freytag
- Exposição
- Ascensão da ação
- Clímax
- Queda da ação
- Conclusão
- Início, meio e fim (narrativa primária)
Simples e rápida, ótima para posts. - Montanha (Mountain Structure)
Pequenos conflitos crescentes até o pico da história. - Círculo dramático
História cíclica que termina onde começou, porém com mudança. - Golden Circle de Simon Sinek
Para impactar, comece pelo porquê.
Why → How → What
Focado no propósito. - PAS
Problema → Agitação → Solução - AIDA
Atenção → Interesse → Desejo → Ação
Ah, e não vá esquecer de performar durante a narrativa. Afinal, é storytelling. Para gerar conexão, emocionar e impactar, você precisa de emoção. Sem ela, nada funciona, acima das técnicas apresentadas.