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Final do ano é a hora das narrativas e a sua precisa ser de arrepiar

Como preparar discursos de fim de ano usando técnicas de storytelling para falar com mais clareza, confiança e emoção

Luana Tachiki

11/12/2025 15h34

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Foto: Freepik

Já notou que final do ano é o momento de compactuar tudo que você viveu em algumas palavras porque o chefe te convocou para falar algo, é hora de agradecer pelo ano diante de todos da empresa ou até de anunciar o amigo oculto, e o tempo muitas vezes não ajuda? Além do desafio do tempo, existe também o medo de não saber estruturar o discurso, de ficar envergonhado e ser sem graça, passando despercebido, e claro, o medo de demonstrar ansiedade, nervosismo e de ser julgado. Para que você siga com mais confiança e menos medo e ansiedade, o preparo ao estruturar sua fala é primordial. Por isso, neste artigo você conhecerá algumas técnicas que poderá escolher de acordo com as rodinhas de fim de ano.

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Foto: Freepik
  1. Estruturas de Narrativa Clássica como a Jornada do Herói de Joseph Campbell.
    Essas são 12 etapas de transformação do protagonista. Muito usadas em filmes, TEDs e livros.
  2. Mundo comum: a vida normal do herói antes da transformação.
  3. Chamado para a aventura: o personagem sai do status quo e vai para a ação.
  4. Recusa do chamado: o herói entra em crise, sente medo, insegurança e pensa em desistir.
  5. Mentor: alguém dá conselhos, orienta e ajuda o herói a voltar para a aventura.
  6. Travessia do limiar: o herói inicia para valer sua jornada.
  7. Provas, aliados e inimigos: surgimento de conflitos e aprendizados.
  8. Aproximação da caverna oculta: o herói se prepara para o grande desafio.
  9. Provação: momento crítico, o clímax da história.
  10. Recompensa: a conquista após o grande desafio.
  11. Caminho de volta: o herói retorna à normalidade, mas agora transformado.
  12. Ressurreição: o herói finalmente é transformado.
  13. Retorno com o elixir: o herói vira exemplo e compartilha o que aprendeu.
  14. Story Circle de Dan Harmon
    É uma simplificação da jornada do herói, mas em oito etapas. Excelente para reels, vídeos curtos e aulas.
  15. Personagem em um estado de conforto ou status quo.
  16. Desejo ou necessidade de ação.
  17. Entrada no mundo desconhecido.
  18. Busca, adaptação e aprendizado.
  19. Encontra o que buscava ou conquista algo.
  20. Paga um preço ou consequência pela conquista.
  21. Retorno ao mundo conhecido, porém diferente.
  22. Transformação ou mudança final.
  23. Estrutura da narrativa de 3 atos
  24. Setup (início)
  25. Confronto (meio)
  26. Resolução (fim)
    É a base de roteiros.
  27. Estrutura em 5 atos de Freytag
  28. Exposição
  29. Ascensão da ação
  30. Clímax
  31. Queda da ação
  32. Conclusão
  33. Início, meio e fim (narrativa primária)
    Simples e rápida, ótima para posts.
  34. Montanha (Mountain Structure)
    Pequenos conflitos crescentes até o pico da história.
  35. Círculo dramático
    História cíclica que termina onde começou, porém com mudança.
  36. Golden Circle de Simon Sinek
    Para impactar, comece pelo porquê.
    Why → How → What
    Focado no propósito.
  37. PAS
    Problema → Agitação → Solução
  38. AIDA
    Atenção → Interesse → Desejo → Ação

Ah, e não vá esquecer de performar durante a narrativa. Afinal, é storytelling. Para gerar conexão, emocionar e impactar, você precisa de emoção. Sem ela, nada funciona, acima das técnicas apresentadas.

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