Menu
Sem Firula

Será hoje?

Arquivo Geral

17/11/2016 8h49

Atualizada 16/11/2016 9h50

Atlético Mineiro x Palmeiras, às 21h, no Independência; Santos x Vitória, às 19h30, na Vila Belmiro. O Verdão começa esta quinta-feira com seis pontos de vantagem sobre o Peixe. Dez sobre o Galo. Se o time de Cuca ganhar a sua partida e a equipe de Dorival Junior não marcar os três pontos, só um milagre às avessas tira o título nacional do Palmeiras – não esqueci o Flamengo, não, mas como há um confronto direto entre o rubro-negro carioca e o Santos na 37ª rodada, um “mata” o outro e preferi, então, avaliar apenas o time paulista.

Na realidade, o título só não sai matematicamente hoje (com a combinação de resultados citada) porque como restarão três jogos, nove pontos em disputa, poderemos chegar no fim da brincadeira com Palmeiras e Santos com 73 pontos ganhos, mas aí o Peixe levaria vantagem no número de vitórias, o primeiro critério de desempate (23 a 22). Mas… Sabem qual a probabilidade de isso ocorrer? Cerca de 0,13%. Será que a torcida do Palmeiras não vai ter o direito de festejar? Relembrando que o Santos jogará com o Flamengo, talvez ainda com chances de chegar ao título (ou, ao menos, buscando lugar na Libertadores) e o Palmeiras enfrentará, na reta final, Botafogo, Chapecoense (talvez pensando no título da Sul-Americana) e Vitória (quem sabe já rebaixado).

Mais de um

Seis jogos, seis vitórias. Tite igualou o recorde de João Saldanha nas eliminatórias da América do Sul. Se não temos, hoje, as “feras do Saldanha”, podemos dizer que estamos, finalmente, montando um time para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ao contrário do que dizem, porém, não falta apenas um ponto, não, para garantir a vaga. O colunista, que pode não ser um matemático famoso, mas sabe fazer contas, realizou projeções e verificou que, na 16ª rodada (são 18), pelo menos cinco seleções já poderão ter superado os 28 pontos que o Brasil atingiria com mais um ponto conquistado: Uruguai, Equador e Chile (30), Argentina (29) e Colômbia (28). Tudo isso numa combinação ruim (muito ruim, pior do que péssima) de resultados. Ou seja… Com 28 pontos não tem garantia alguma de vaga para o Mundial da Rússia, ainda. Mesmo assim, é bom saber que estamos com um pé no avião rumo a Moscou. O outro colocaremos, tenho certeza, em março de 2017, quando serão realizados os próximos jogos das eliminatórias da Conmebol.

Ê Brasil…

Estávamos com uns 12 minutos do segundo tempo da partida entre Peru e Brasil quando o sinal da emissora a cabo falhou. Sim, em Copacabana (não estou falando de um bairro afastado de uma pequena cidade no interior do país, estou falando de Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, ex-capital da República), quem queria ver o jogo ficou sem som e sem imagem para os últimos 30 minutos, mais ou menos, quando a falha se transformou em ausência total. Como o sistema traz também a conexão para o computador, a saída foi o bom e velho radinho de pilha para acompanhar o fim da partida e o segundo gol brasileiro.

Africanices

São apenas duas rodadas realizadas, mas como a composição dos grupos permite… A África pode apresentar interessantes novidades entre os países classificados para a Copa de 2018, na Rússia. Como o grupo B reúne Nigéria, Camarões e Argélia, habituais participantes, e apenas um passa, já temos aqui dois “grandes” eliminados. Aí, claro, sobram espaços para as novidades. Como Burkina Fasso, que hoje lidera o grupo D com o mesmo total de pontos da África do Sul e com um pontinho à frente do Senegal. No grupo E o Egito abriu cinco pontos de vantagem sobre Gana. No A a República Democrática do Congo e a Tunísia parecem os únicos países com chances de classificação e, no C, a Costa do Marfim está fazendo valer seu favoritismo, mas a situação está apertada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado