Menu
Sem Firula

Como sempre

Arquivo Geral

29/09/2018 17h24

O Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil na noite de quarta-feira.

Na manhã desta sexta-feira, o clube demitiu o treinador Mauricio Barbieri.

Uma das novidades da temporada, Barbieri não deverá sequer permanecer na comissão técnica que será formada – ao contrário do que aconteceu com o Corinthians, quando demitiu Loss, outro dos novatos do ano.

O curioso é que a demissão acontece às vésperas de um jogo decisivo para o rubro-negro no Brasileiro (na noite deste sábado, contra o Bahia, em Salvador), e a pouco mais de dez partidas do fim da temporada (e do Brasileiro).

O mais interessante é que teremos eleições no Flamengo em dois meses.

Ou seja: Dorival Junior, nome escolhido (segundo dizem pelo vice de Futebol, que concorrerá à presidência), não sabe se irá emplacar sequer o Campeonato Carioca de 2019.

Seu contrato, por sinal, é até dezembro, apenas.

É, vejam só, um retorno ao início da gestão: era Dorival Junior o treinador do Flamengo quando Bandeira de Mello assumiu, em 2013.

E ele foi demitido para ajudar no equilíbrio financeiro do clube, disseram à época – ele ainda recebe do rubro-negro uma multa milionária após decisão na justiça do Trabalho.

Acusado de deixar o barco navegar sem amarras, o presidente do Flamengo, candidato a deputado federal, resolveu agir.
Ou melhor: foi pressionado pelo vice a tomar uma decisão.

E, como de hábito no futebol brasileiro, mexeu no treinador.

Não que Barbieri estivesse fazendo um trabalho de alto nível, daqueles que não se possa criticar, mas que culpa tem o treinador (agora ex) se o clube decide gastar R$ 40 milhões para contratar Vitinho?

Será que o treinador era o culpado pela falta de motivação de Diego, que efetivamente só jogou bola quando a torcida deu-lhe uma prensa?

Ou pelas deficiências de Henrique Dourado?

Sem falar que perdeu Vinicius Junior (perda esperada, é verdade) no meio do caminho e não pode contar com total dedicação de Paquetá, há tempos pensando apenas em sair do Flamengo.

Mas, como sempre, nas derrotas o culpado é o treinador.

Sem moleza

Neste sábado, à tarde, o Fluminense receberá o Grêmio no Engenhão.

Com o Maracanã recebendo um novo gramado (estava ridículo o areal entregue aos jogos), a saída do tricolor carioca foi levar a partida contra o Imortal para o Estádio Olímpico João Havelange, onde faturou, por exemplo, o Brasileiro de 2010 em gol de Emerson Sheik contra o Guarani.

Cheio de desfalques, o Fluminense contava enfrentar um time alternativo do Grêmio – que, mesmo assim, seria bem superior ao seu.

Só que o alternativo gremista terá, entre outros, Everton, o “Cebolinha”, considerado o melhor jogador da equipe este ano e convocado para a seleção brasileira.

Outro titular, Maicon, também estará no time – sendo que, segundo Renato Portaluppi, apenas um dos dois começará jogando.
Allisson, que vem sendo um dos destaques do ataque gremista, também vai jogar.

Para tristeza de Marcelo Oliveira, treinador do Fluminense, o alternativo do Grêmio virá forte para o duelo contra seu time.

O mais interessante para a tarde deste sábado no Engenhão é a preliminar: final da Segundona carioca entre América e Americano.

Agora, vamos

Finalmente o Brasileiro está com todos os times igualados em número de jogos disputados.

E assim, espera-se, permanecerá até a última rodada, em dezembro.

Vasco e Santos realizaram, na noite de quinta-feira, o jogo que ainda estava atrasado. Empataram.

Ruim para os dois.

O Santos por patinar e não corresponder, na classificação, à evolução que realmente demonstra em campo.

O Vasco por continuar ali, pertinho do Z-4 – e agora sem poder dizer que tem jogos a realizar.

Além dos jogos já citados para este sábado (Fluminense x Grêmio e Bahia x Flamengo), teremos América Mineiro x Corinthians.

O Timão, mais do que nunca, só pensa na Copa do Brasil. A Libertadores está a apenas dois jogos – e no duvidoso sorteio realizado, a partida de volta será no Itaquerão.

O Coelho quer apenas continuar no bolo, longe dos riscos do rebaixamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado