Menu
Professor M.

Papai Noel de 2018 nos anos de 2028 e 2038

Prof. Manfrim

20/01/2019 22h20

Atualizada 05/06/2019 22h43

Passada a festa natalina de 2018 e com a chegada das merecidas férias do Papai Noel, rememorei a infinidade de possibilidades e opções de presentes e formas de presentear que tivemos e fiquei tentado a refletir como será, ou seria, a labuta do Papai Noel com as crianças daqui a 10 e 20 anos. Que opções de presentes as crianças teriam nos anos de 2028 e 2038, em um ambiente e sociedade segundo as previsões de futuro da Singularity University.

Com frequência falamos sobre as tecnologias, bens, serviços, comportamentos e a sociedade no futuro, das possibilidades de alterações em nosso dia a dia com as inovações que estão acontecendo e ainda irão acontecer. Nos artigos “Tempos de complexidade, mas na ‘Era da Simplicidade’”, “O Empreendedor é um visionário”, “Imortalidade digital e gestão de negócios” e “O RH 4.0 ficará obsoleto em breve” tivemos alguns ensaios de futurismo.

Futurismo é a disciplina que estuda, pesquisa, analisa, interpreta e acelera as alternativas e possibilidades de um futuro para daqui cinco a 10 anos, por meio da observação de evidências (passadas e presentes) científicas, tecnológicas e empreendedoras (financeiras ou socais) que possam afetar a cultura, comportamentos e a própria sociedade.

Sou coordenador do MBA Inovação e Futurismo no UDF e converso sempre com alunos e professores sobre esse futuro pós-emergente. Assim, surgiu a ideia de inserir o trabalho do Papai Noel, vulgo Bom Velhinho, nas previsões de futuro da Singularity University.

Previsões da Singularity University para os próximos anos

Vamos aos prognósticos do que pode ocorrer nas duas próximas décadas:

– 2018 a 2028

Computação quântica; Inteligência artificial emotiva; Rede 5G; Diagnóstico médico baseado em inteligência artificial; Carros autônomos populares; Carros elétricos (50% da frota), Carros voadores; Catalisadores quânticos (química); Impressora 3D (de roupas e edifícios até órgãos humanos); Brinquedos inteligentes (smart – machine learning); Mordomo tecnológico (leitura labial e reconhecimento de gestos de face, boca e mão); Robôs funcionários (recepcionistas, assistentes de lojas e balconistas); Robôs cuidadores (higiene pessoal e preparação de alimentos); Seres Humanos pisam em Marte; Invasão Drone e Courier autônomo (logística); Energia limpa a 1¢ por kw/h; Agricultura vertical urbana (edifícios e residências); Nanotecnologia popularizada e A Era da Realidade Virtual.

– 2028 a 2038

Inteligência Artificial iguala (ou extrapola) a inteligência humana em diversas áreas; Expectativa de Vida de 200 anos; Wikileaks Global (mensagens de internet armazenadas e seguras enviadas entre 1990-2029 descriptografadas por processadores quânticos); Fim do petróleo; Energia Elétrica de acesso universal; Universalização dos Robôs; Inteligência Artifical Criativa (soluções criativas para problemas em praticamente todas as áreas); Nanorobôs médicos; Ciborgues; Avatares robóticos; Cérebro na nuvem; Erradicação do câncer e da pobreza; Smart Cities – Cidades inteligentes (escala global); Realidade virtual e inteligência artificial no cotidiano humano.

O mundo que conhecemos hoje mudará drasticamente, e para melhor, segundo as previsões da Singularity University. Guerras e Fome não farão parte de nosso cotidiano no futuro!

Presentes do Papai Noel no Futuro

Vamos viajar no tempo e realizar suposições sobre dois presentes das crianças e adolescentes em 2028 e 2038:

– Brinquedos Inteligentes

Diversão e educação estarão juntas para sempre, como irmãs siamesas, além claro, da irmã mais cuidadosa, a saúde. Essas três áreas (diversão, educação e saúde) estarão presentes no dia a dia dos brinquedos do futuro. Inteligência artificial, emotiva e criativa estarão presente, funções de monitoramento do corpo humano (por meio de líquidos do corpo – suor, saliva, urina…), da temperatura corporal (quando tocados) e de leitura da íris.

Esses brinquedos realizarão atividades de babá, cuidadores, monitores e instrutores, procederão como educadores e aconselhadores, realizarão o papel de nutricionistas e cozinheiras e conectarão a realidade virtual e a realidade aumentada ao dia a dia das crianças e adolescentes.

– Vestuários inteligentes

Materiais e componentes artificiais e eletrônica se unirão para sempre (nanotecnologia, biotecnologia, argilotrônica ou claytrônica, metamateriais, entre outros) em uma junção será perfeita. Uma gama completa de roupas inteligentes que controlarão a temperatura para o nosso corpo (equilíbrio térmico), bloquearão raios, realizarão o monitoramento de funções corporais, combaterão bactérias e vírus antes de acessarem nosso corpo, reterão uma grande variedade de líquidos e produtos químicos (super impermeáveis) e possuirão detectores para diversas funções (climático, líquidos ou gases venenosos, energia, espectros luminosos).

Esses vestuários suportarão o impacto de balas, facas e outros cortantes e perfurantes, serão auto ajustáveis e programáveis (tamanho, forma, estampas, e cores), serão quase um exoesqueleto e estarão conectadas com a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), com Cidades Inteligentes (Smart Cities), com hospitais, centros empresariais, centros de entretenimento, veículos, entre outros.

Apesar de parecer ficção científica, diversas dessas tecnologias já existem, estão no início do desenvolvimento ou estão em fase de estudos. Não se engane, muito do que está aí descrito vai acontecer, talvez de forma diferente, mas serão realidade.

Pode começar a pensar quais serão os presentes do futuro de nossos filhos, sobrinhos, primos, netos e amigos. O Papai Noel certamente lerá esse artigo e ficará atento às mudanças e aos pedidos de Natal das crianças do futuro!


Prof. Manfrim, L. R.

Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.

Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

Navegador atual nos mares do Banco do Brasil, UDF/UnicSul e mentoria a Startups. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Linkedin – Prof. Manfrim

Currículo Lattes – Prof. Manfrim

__________________________________________________________________________________

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado