Menu
Prazeres do vinho

Chefs especialistas em Vinho

Conheçam o Menu Restô comandado pelo Chef Jeferson Lafayette

Dai Teixeira

13/08/2021 14h03

Chefs especialistas em Vinho

Um bom rótulo pede uma boa ocasião, boa companhia, boa música e, claro, uma boa gastronomia. Todos esses elementos compõem a harmonização que torna cada garrafa aberta ainda mais especial.

Harmonizar vai muito além de comer um bom prato acompanhado da sua bebida preferida. Embora o profissional indicado para harmonizar pratos e vinhos seja um sommelier. Os Chefs que também se especializam nessa área têm um diferencial e um ‘Poder’ muito mais abrangente para tornar pratos que já são incríveis, melhores ainda. “Ao harmonizar pratos e vinhos podemos realçar os sabores dos alimentos e tornar a experiência enogastronômica ainda mais rica.”.  Declara o Chef Jeferson Lafayette.

À meia luz, as mesinhas na área externa reforça o aconchego do local. Esse charmoso cantinho na Asa Norte é o desejo realizado para quem gosta de uma excelente gastronomia e uma delirante carta de vinhos harmonizados com um ambiente único. E além da culinária francesa e brasileira o Chef também investe na culinária ‘Fusion food’ que é a mistura de ingredientes e técnicas, onde há um enorme intercâmbio cultural, com a troca de experiências, criando iguarias inusitadas, onde podemos encontrar diversos países em um único prato.

Uma das coisas que mais faltam em Brasília, em minha opinião, é o charme e a autenticidade. Por isso quando vejo plantas, luzinhas, cuidado e decoração rústica, fico toda encantada. Acrescente-se a isso, a excelente variedade de custo x benefício (vinhos a partir de 60,00) e o conceito da cozinha de garimpo, e voilá: Um lugar para chamar de lar.

Estou falando do Menu Restô – Onde ao entrar já somos recepcionados com uma taça de espumante de boas vindas, e com um atendimento impecável do inicio ao fim.

A ‘Enogastronomia’ que significa ‘Comida & Vinho’ é uma arte: A arte de harmonizar as características específicas de cada rótulo com o prato servido. O cardápio que é elaborado pensando sempre na carta de vinhos da casa brinca com o sazonal, com menus temporários, além dos carros-chefes. E quem é o responsável pelas maravilhas da cozinha e também dos vinhos é o Chef Jeferson Lafayette – Que define sua linha gastronômica onde usa várias referências de múltiplas cozinhas para garantir sabores complexos e singulares.

O Jeferson sempre foi apaixonado por gastronomia e também pelas combinações entre os vinhos e suas criações, onde ele aponta que: “A harmonização não é só ciência”. “Harmonização é, antes de tudo, a busca do equilíbrio entre o vinho, o prato e nós mesmos. O mais importante é tentar criar um equilíbrio entre os sabores, para que um não se sobressaia ao outro e com isso, seja possível criar um terceiro sabor, surpreendente em todos os sentidos, que é quando a harmonização entra em ação”.

“Iniciei nesse mundo em 2001 quando morava em São Paulo, onde tive a oportunidade de estudar não só gastronomia, mas também vinhos, os dois estão conectados, fiz vários cursos profissionais de sommelier e sou realmente apaixonado por vinhos, hoje tenho consciência do quanto entender sobre harmonizações foi crucial para criação dos meus menus e para minha carreira. Aqui no restaurante eu sempre participo da elaboração e alteração da carta de vinhos em conjunto com o sommelier. O Menu Restô foi inaugurado no dia 5 de novembro de 2014. No almoço trabalhamos com as sugestões do chef, e com o cardápio da casa. Todos os dias no almoço é oferecido a entrada de cortesia e atualmente eles tem duas criações que que já estão fazendo muito sucesso, que é a tâmara ao roquefort, e a barriga de porco com nhoque de batata roxa, e para saber com quais vinhos harmonizamos tudo isso, só vindo aqui experimentar” brinca Jeferson Lafayette.

O vinho é alimento, e a harmonização correta deste néctar com o prato na mesma refeição é realmente fundamental e agregador, aprimora muito mais a experiência do cliente, os Chefs que tem essa capacidade tem um diferencial admirável, pois conheço vários profissionais dessa área que não tem muito conhecimento em vinhos, e no meu ponto de vista não vejo como cozinhar sem testar e combinar os sabores e características das bebidas e dos alimentos, tentando encontrar a combinação ideal, que agrade a todos os nossos sentidos. Claro que toda casa precisa ter os profissionais do vinho, e o Chef trabalhando em conjunto com eles, realmente não tem como não terem criações fantásticas, concordam?

Então é isso pessoal, lembro ainda que as características do vinho se modificam de acordo com as peculiaridades de cada produção, considerando desde o cultivo até o modo de conservação. E o Jeferson sempre teve a preocupação de ter alimentos frescos e uma adega que climatiza os vinhos de forma adequada. O Menu Restô desde o inicio das suas atividades nunca cobrou taxa de rolha, e para quem curte um café ao final, somente lá você irá degustar um coffee servido com crème brûlée harmonizado com um licor espetacular.

Serviço
Menu Restô – Culinária Francesa, Brasileira, Fusion!

Onde: Asa Norte 402 Bloco C Loja 44
Telefone:(61) 3554-2360
Funcionamento: De Segunda-feira a Sábado, das 18h às 00h
Instagram: @menu_402

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado