Menu
Playground

Programação infantil do Green Film Festival no Cine Brasília

Arquivo Geral

12/03/2018 11h15

Os pequenos também terão vez na 8ª edição do Fórum Mundial da Água. Parte da programação do evento, o Green Film Festival vai trazer 10 curtas-metragens para a criançada acompanhar e se conscientizar sobre a importância da água. É a primeira vez que o Brasil recebe o fórum, que acontecerá de 18 (domingo) a 23 (sexta) de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Já o Green Film será realizado no Cine Brasília (106 Sul) entre 14h30 e 20h30, de 18 a 22 do mês. Na sexta (23/03), haverá reprise do melhor curta e longa-metragem, às 16h30 e 18h30, respectivamente no Cine Brasília. A entrada é franca. Confira programação no site: http://filmambiente.com/festival/pt/green-film-program-no-forum-mundial-da-agua-2018/.

No dia 18/03 (domingo), às 14h30, a maratona infantil tomará conta do Cine Brasília com filmes que englobam produções da Espanha, Venezuela, Brasil, Argélia, Estados Unidos, Colômbia, entre outros países. Todos feitos para os pequenos e com múltiplas formas de encarar a importância vital da água.

O brasileiro Konagxeka – A Enchente Maxakali, de Isael Maxakali e Charles Bicallho, é uma das produções realizada por uma tribo indígena de Minas Gerais, os Maxakali. A animação mostra o mito do dilúvio deste povo e as ilustrações que foram feitas por eles durante um workshop realizado na aldeia verde Maxakali, no município de Ladainha (MG).

Destaque também para o espanhol Tartaruguinha, de JaumemQuiles e Olga Poliektova. O filme conta a história de uma tartaruga que enfrenta perigos para chegar ao mar e reunir-se com a família. Já o argeliano Viva a Água, de MustaphaBenghernaout, realça, em 1 minuto, a importância de usar a água com sabedoria e sem desperdício.O argentino Aquário é, ainda, uma das animações que comove ao mostrar os impactos das intervenções humanas na vida dos oceanos.

Sessões de cinema
No Green Film Festival serão exibidos 13 longas-metragens em competição, além dos longas e curtas da sessão Panorama. Os 10 curtas infantis fazem parte da programação e prometem fazer as crianças se divertirem e participarem ativamente do evento. Os filmes infantis estarão em cartaz no dia 18 de março (domingo), às 14h30, no Cine Brasília (106 Sul).

Haverá, ainda, duas sessões especiais com 16 curtas-metragens. O programa cinematográfico é dividido no Festival Green Film e na mostra Voz dos Cidadãos. A Voz dos Cidadãos acontecerá, dentro do Fórum, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). As produções selecionadas para o Festival concorrem a prêmios nos valores de 3 mil e 1 mil dólares para melhor longa e curta-metragem, respectivamente.

Os filmes concorrerão, ainda, ao Prêmio Green Drop, concedido pela Green Cross. O Green DropAward é um prêmio anual da Green Cross Itália e da cidade de Veneza, em parceria com a Biennaledi Venezia, que, desde 2012, premia, no Festival de Veneza, a produção cinematográfica que melhor promove a sustentabilidade. Por ser uma ONG ativamente envolvida com questões de água, a Green Cross decidiu unir forças com o Programa Green Films Festival dentro do Fórum Mundial da Água de 2018 e oferecer uma edição especial do prêmio em Brasília. Confira programação completa dos filmes no link: https://goo.gl/uzQnwz.

O Green Film é uma iniciativa do Fórum Cidadão, realizado pelo Festival Filmambiente e pela Amado Arte & Produção. Tem o apoio dos Festivais CineEco (Portugal), FICA (Brasil), Planet in Focus (Canadá), Ecozine (Espanha),CMS Vatavaran (India) e WaterDocs (Canadá). Conta ainda com o apoio da Green Cross Itália e Biennale de Veneza. Patrocínio da ADF – Agência Francesa do Desenvolvimento e da organização do fórum.

Programação completa da mostra infantil
Tartaruguinha | Chiripajas (animação)
JaumeQuiles e Olga Poliektova 1:55 min Espanha 2016
Uma tartaruguinha enfrenta perigos para chegar ao mar e reunir-se com a família

Copo d’Água (animação)
Manish Gupta 2:47 min India 2017
No caminho para a escola, um menino aprende como, às vezes, é difícil ter acesso à água.

Konagxeka– A enchente Maxakali (animação)
Isael Maxakali e Charles Bicalho 13 min Brasil 2016
Um filme indígena, feito pelos Maxakali, tribo de Minas Gerais, falado emMaxakali. Mostra o mito do dilúvio deste povo e as ilustrações foram feitas por eles, durante um workshop realizado na aldeia verde Maxakali, no município de Ladainha, Minas Gerais.

O Barril
Annabel Rodríguez11min UK, Venezuela, Rep Dominicana 2013
As casas de Congo Mirador são palafitas sobre as águas. Adultos usam barcos para transporte. Crianças nadam e, algumas, usam tonéis. Às vezes, crianças organizam corridas de tonéis. Luis David, que precisa trabalhar como ajudante de pescador para alimentar-se e a seus irmãos, gostaria de participar, mas ele não tem um barril… ainda.

Viva a Água
MustaphaBenghernaout 1 min Argélia 2016
É importante usar água com sabedoria e sem desperdício.

Eau Secours – Socorro |Eau secours (animação)
Luna Drappa, MarylouNavez&MatteoStiens3:12 min France 2015
A importância de economizar água.

Água que Cai – Água que cai | When it Rains (animação)
Nick Iannaco02:50 min USA 2016
Uma gotinha de chuva está determinada a fazer a água chegar numa flor protegida da chuva.

Os Espíritos da Floresta (animação)
Juan Esteban Forero 03:40 min Colombia 2016
Um pajé teimoso dedica-se a trazer vida de volta ao mundo, mas para conseguir isso vai ter que enfrentar seu maior desafio.

Aquário (animação)
Diego L. Yáñez Guzmán – 4:30 min – Argentina 2016
Um curta que mostra os impactos das intervenções humanas na vida dos oceanos e como estes ecossistemas sobrevivem a tantos ataques.

Círculo Completo (animação)
Tiffany Lin 1:53 min – Canadá 2015
O filme acompanha a jornada de uma sacola plástica, da beira da praia até o mar aberto.

Dando voz aos cidadãos
O evento conta também com a programação da mostra Voz do Cidadão, que vai reunir, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), obras de até 4 minutos produzidas pela sociedade civil de todo o mundo. Escolas, associações, institutos de pesquisa e outras organizações não-governamentais responderam à chamada e enviaram conteúdo para ser exibido no evento. No total, foram selecionados 110 filmetes de 26 países. As produções serão exibidas na abertura das sessões temáticas do 8º Fórum Mundial da Água. Os seis melhores serão escolhidos por votação popular em totens eletrônicos montados na Vila Cidadã e no site do festival (https://goo.gl/ZeRsPg). Eles serão, ainda, premiados com 400 dólares.

Fórum Mundial da Água na capital federal
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. Realizado pelo Conselho Mundial da Água, promove a conscientização, constrói compromissos políticos e provoca ações em setores críticos para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente da água. O evento é organizado a cada três anos em parceria com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições em países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, Brasília se candidatou e foi escolhida como cidade-sede do evento deste ano, a 8ª edição do fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no hemisfério sul.

Capital da água
A expectativa é que a capital federal reúna cerca de 45 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães de 18 a 23 de março. Por lá, dois espaços oferecerão uma série de debates, feiras ambientais, exposições, dentre outras atividades. Os espaços serão divididos em Feira e Vila Cidadã. A vila ocupará 10 mil m² e funcionará do dia 17 a 22 de março, das 9h às 22h. A entrada é franca e a programação completa da Vila Cidadã está disponível em: https://goo.gl/HvTTd9.

Serviço
Green Film Festival na 8ª edição do Fórum Mundial da Água.
De 18 a 23 de março
Local: Cine Brasília (106 Sul), das 14h30 às 20h30.
8ª edição do Fórum Mundial da Água – Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)
Entrada franca.
Programação completa e classificação indicativa dos filmes: http://filmambiente.com/festival/pt/green-film-program-no-forum-mundial-da-agua-2018/

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado