Siga o Jornal de Brasília

Na Garagem

Toyota Corolla: entenda a diferença de desvalorização entre as gerações

Toyota Corolla SE-G automático possui a maior diferença de desvalorização entre gerações, com -10,19%. Por outro lado, a versão GLi automática desvaloriza apenas -4,89% anualmente

Avatar

Publicado

em

Toyota Corolla
PUBLICIDADE

Desde 1991, quando chegou ao País com linhas arredondadas, o Toyota Corolla se tornou um dos sedãs mais responsáveis pelos sonhos de consumo dos brasileiros. Hoje, além de ser líder de vendas da categoria, o carro já conta com cinco gerações oficiais em seu histórico de produção no Brasil.

Apesar do sedã estar presente há quase três décadas por aqui, o estudo se refere apenas às gerações do Toyota Corolla fabricadas no País. A primeira geração nacional (G1) surgiu em 1999 até 2002; a segunda (G2), de 2003 a 2008; a terceira (G3), de 2009 a 2014; a quarta (G4), de 2015 a 2019; e atualmente temos a quinta (G5), que começou a ser produzida no Brasil este ano, porém já como modelo 2020. Nota-se, ainda, que as versões GLiXEi e Altis se comportam como versões de entrada, intermediária e de luxo, respectivamente.

Analisando as versões do Altis do Toyota Corolla, vê-se que há a menor diferença entre as gerações, sendo as do modelo da geração G4 desvalorizadas em –7,59%, enquanto as da G3 apresentam taxas de –7,69% ao ano.

TOYOTA COROLLA ALTIS

GERAÇÃO

Marca/Modelo

Valor (Ago/2019)

Taxa de

Desvalorização

G4 (2015 a 2019)

Toyota Corolla Sedan 4P ALTIS 2.0 16V CVT FLEX 4×2 automático

R$ 106.903

-7,59%

G3 (2009 a 2014)

Toyota Corolla Sedan 4P ALTIS 2.0 16V AT FLEX 4×2 automático

R$ 64.632

-7,69%

Diferentemente, a versão XEi apresenta índices distintos entre as gerações. Com isso, o Corolla da quarta geração possui maior taxa, de –9,02%, e o XEi 1.8 16V AT automático da G2 a menor com –7,36% em perda de preço.

TOYOTA COROLLA XEi

GERAÇÃO

Marca/Modelo

Valor (Ago/2019)

Taxa de

Desvalorização

G4 (2015 a 2019)

Toyota Corolla Sedan 4P XEi 2.0 16V CVT FLEX 4×2 automático

R$ 99.483

-9,02%

G3 (2009 a 2014)

Toyota Corolla Sedan 4P XEi 2.0 16V AT FLEX 4×2 automático

R$ 8.090

-7,54%

G2 (2003 a 2008)

Toyota Corolla Sedan 4P XEi 1.8 16V AT 4×2 automático

R$ 30.828

-7,36%

G1 (1999 a 2002)

Toyota Corolla Sedan 4P XEi 1.8 16V AT 4×2 automático

R$ 20.102

-8,36%

A versão de entrada GLi da geração G4 se destaca com a porcentagem mais baixa do estudo –4,89%, já a anterior mostra o número –7,26%.

TOYOTA COROLLA GLi

GERAÇÃO

Marca/Modelo

Valor (Ago/2019)

Taxa de

Desvalorização

G4 (2015 a 2019)

Toyota Corolla Sedan 4P GLi 1.8 16V CVT FLEX 4×2 automático

R$ 75.989

-4,89%

G3 (2009 a 2014

Toyota Corolla Sedan 4P GLi 1.8 16V AT FLEX 4×2 automático

R$ 54.555

-7,26%

Com a faixa aproximada aos demais, é possível entender que o Toyota Corolla XLi, que se manteve de 1999 a 2014 no mercado, perde mais valor quando é a 1.8 16V AT automático G1, com –8,15%, ao passo que a mesma versão da G3 desvaloriza –6,04% anualmente.

TOYOTA COROLLA XLi

GERAÇÃO

Marca/Modelo

Valor (Ago/2019)

Taxa de

Desvalorização

G3 (2009 a 2014)

Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.8 16V AT FLEX 4×2 automático

R$ 52.524

-6,04%

G2 (2003 a 2008)

Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.6 16V AT 4×2 automático

R$ 29.321

-6,22%

G1 (1999 a 2002)

Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.8 16V AT 4×2 automático

R$ 18.090

-8,51%

Por último, o Toyota Corolla SE-G está presente na análise com um comportamento distinto, uma vez que carros antigos tendem a manter o preço estabilizado com um determinado tempo em mercado. O automóvel SE-G 1.8 16V AT automático da primeira geração, de 1999 a 2002 é o mais desvalorizado em 10,19% de taxa anual.

TOYOTA COROLLA SE-G

GERAÇÃO

Marca/Modelo

Valor (Ago/2019)

Taxa de

Desvalorização

G2 (2003 a 2008)

Toyota Corolla Sedan 4P SE-G 1.8 16V AT 4×2 automático

R$ 30.972

-7,14%

G1 (1999 a 2002)

Toyota Corolla Sedan 4P SE-G 1.8 16V AT 4×2 automático

R$ 21.471

-10,19%

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.


Leia também
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *