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Na Garagem

Dicas para dirigir gastando menos combustível

Com o preço dos combustíveis nas alturas – especialmente a gasolina – algumas iniciativas simples que vão fazer diferença no seu bolso

Redação Jornal de Brasília

29/05/2019 15h26

Manutenção em dia

Pode parecer óbvio, mas um mandamento a ser seguido por quem não quer ter surpresas desagradáveis na hora de ver a conta da oficina mecânica é realizar a manutenção preventiva do seu veículo, trocando de maneira regular os filtros de ar, de óleo, de combustível, além de velas e cabos. Além de manter o sistema com a lubrificação ideal – algo fundamental para que o motor funcione de maneira mais leve e econômica – essas medidas também garantem uma boa e longa vida útil do motor, além de garantir que o consumo não seja afetado por má regulagem.

Dirija com calma

Acelere e freie somente o necessário. Acelerações bruscas exigem mais esforço do motor e consequentemente aumentam o consumo de combustível. Freadas bruscas ocasionam retomadas mais longas para que a velocidade desejada seja alcançada, o que também impacta em maior consumo. Se o seu carro tiver câmbio manual, troque as marchas no momento certo, sem “esticar” demais. Aprenda a ouvir o motor, caso seu carro não tenha indicador de marchas no painel.

Ar-condicionado

Este é um tópico polêmico, pois ao mesmo tempo que o uso do ar-condicionado pode significar um aumento de até 20% no consumo de combustível, rodar com os vidros abertos também pode significar um gasto além do necessário. Isso acontece porque há uma alteração na aerodinâmica do veículo, com o ar servindo de barreira dentro do habitáculo. Portanto, bom senso e equilíbrio. A sugestão é desligar o ar em dias de temperaturas amenas e que a velocidade de circulação não seja alta. Em vias de maior velocidade – acima dos 80km/h – ou na estrada, opte pelo ar condicionado ligado.

Calibre os pneus com regularidade

Pneus com pressão abaixo do recomendado pelos fabricantes produzem maior atrito com o solo, o que ocasiona maior consumo de combustível. Porém, não caia na tentação de colocar mais libras do que o recomendado, pois além de não gerar economia alguma, tal mudança altera a estabilidade e a capacidade de frenagem, diminuindo assim a sua segurança.

Alinhamento e balanceamento

Andar em linha reta e sem aquelas trepidações características de um mal balanceamento também ajudam a não gastar mais combustível que o necessário. Além disso, alinhamento e balanceamento em dia garantem maior vida útil aos pneus.

Não acelere sem necessidade

Se você não for proprietário(a) de um carro dos anos 1980 movido exclusivamente à etanol, é desnecessário que você aqueça o motor antes de sair. Esse é um benefício trazido pela injeção eletrônica, que equaliza o funcionamento do motor, mesmo em temperaturas baixas. Portanto, nada de acelerar o carro parado. Em casos de carros com motores de menor potência, verifique se há o tanquinho para gasolina no cofre do motor. Ele é feito justamente para garantir que a partida seja realizada sem dificuldades, mesmo em dias frios e com o tanque abastecido apenas com etanol. A mesma dica serve para o péssimo habito de acelerar enquanto aguarda o farol ficar verde. Parou no sinal? Tire o pé do acelerador.

Evite carregar peso desnecessário

Seu porta-malas não é roupeiro nem despensa para objetos com pouco uso. Carregue no seu carro apenas o necessário. Peso extra exige que o motor seja mais exigido, o que resulta em maior consumo. Não se engane, qualquer peso extra influencia no rendimento do seu carro.

Não use ponto morto nas descidas

A tática de desengatar o carro nas decidas até podia economizar algum combustível no Opala do seu avô, mas hoje em dia, com a injeção eletrônica, isso é inútil, além de não ser seguro. Nas decidas, não abra mão do freio-motor, que só funciona com o carro devidamente engatado. Sem ele, a exigência sobre o sistema de freios é maior, o que acelera o desgaste das peças.

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