Menu
Mídias e Identidade

Os 74 anos da vitória da FEB na Batalha de Collecchio

Arquivo Geral

26/04/2019 19h03

O capitão Plínio Pitaluga, comandante 1.º Esquadrão de Cavalaria LeveDivulgação

Há 74 anos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) iniciavam os combates no norte da Itália para desalojar tropas alemãs que estavam instaladas na cidade de Collecchio.

Foram dois dias de luta, justamente em 26 e 27 de abril, de 1945. A refrega iniciou-se quando uma unidade brasileira de reconhecimento encontrou-se com veículos blindados da 90ª Divisão Panzergrenadier e outras unidades de infantaria de divisões de apoio.

O então capitão Plínio Pitaluga, comandante da unidade de reconhecimento, relatou que o efetivo da FEB tinha ocupado quase a metade da aldeia de Collecchio quando a infantaria inimiga chegou, por volta das 18h.

Collechio do ponto de vista estratégico se traduziu num rompimento da Linha Gótica, ou seja, de um posicionamento das tropas alemãs que ainda resistiam naquela região da Itálica.

Ao fim dos combates, a vitória do Brasil se traduziu na captura de cerca de 400 militares alemães. A FEB teve 17 baixas, sendo 16 feridos e um morto.  O feito ocorreu com os brasileiros equipados apenas com veículos blindados leves do tipo M8 – próprios para tarefas de reconhecimento. O inimigo  contava

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado