Menu
Mídias e Identidade

Jornalista lança livro sobre relação dos smarphones com filmes do século 19

obra discute as imagens geradas, compartilhadas e exibidas em telefones celulares. Em três capítulos e 147 páginas, o autor usa a filosofia e o pensamento dos principais teóricos do audiovisual para apoiar a reflexão sobre a relação das imagens dos smartphones com as dos filmes realizados no final do século 19, época do surgimento do cinema.

Arquivo Geral

25/05/2019 1h58

Divulgação

O jornalista e pesquisador Adriano Chagas lança no próximo dia 7 de junho,  sexta-feira, às 19h, no Sebinho Livraria Cafeteria e Bistrô no bairro Asa Norte, em Brasília, o livro A Imagem Portátil: celulares e audiovisual.

 

A obra discute as imagens geradas, compartilhadas e exibidas em telefones celulares. Em três capítulos e 147 páginas, o autor usa a filosofia e o pensamento dos principais teóricos do audiovisual para apoiar a reflexão sobre a relação das imagens dos smartphones com as dos filmes realizados no final do século 19, época do surgimento do cinema.

 

O livro mostra a trajetória dos telefones celulares, desde o estranhamento que seu uso provocava nas pessoas até a integração total e completa do dispositivo ao cotidiano, nos dias atuais, como extensão dos corpos dos indivíduos.

 

Adriano Chagas destaca o percurso histórico das telas e coloca em discussão o excessivo consumo de imagens e aparelhos nos dias atuais. O livro também é dedicado aos comportamentos e práticas dos indivíduos portando seus smartphones, em produções de vídeos de toda sorte e registros diversos, e as condições de audiência das imagens nas pequenas telas dos telefones celulares.

 

De acordo com Adriano Chagas, “em um mundo em transformação, em função dos avanços tecnológicos, não podemos condenar prematuramente esse dispositivo, uma vez que ele é extremamente útil para aperfeiçoar uma série de processos do dia a dia. Mas é importante, ao menos, reconhecer a particularidade de uma nova estética”, conclui.

 

Adriano Chagas é jornalista, mestre em Comunicação e doutorando em Artes, Cultura e Linguagens na Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o ENTELAS – grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura e telas. Foi professor na Unifeso e na Estácio (RJ). Atuou em empresas como Rádio CBN, Embratel, TVE/RJ e EBC/TV Brasil, como chefe de reportagem, editor-chefe, gerente de produção de TV, coordenador de Produção Musical e de Produção de Arte.

 

Mais informações:

fone (41) 3156-4731 | www.editoraappris.com.br | mí[email protected]

 

 

 

Serviço:

Lançamento A Imagem Portátil: celulares e audiovisual

Data: 07 de junho de 2019, 19h

Local: Sebinho Livraria Cafeteria e Bistrô

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 406 BL. C 44 – Asa Norte, Brasília – DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado