O Turismo da Suíça trouxe ao Brasil, este mês, a maior delegação já organizada para o Switzerland Travel Experience 2025, que neste ano contou com 29 parceiros, incluindo regiões, hotéis, atrações, transporte e experiências que tornam a Suíça um dos destinos mais desejados do mundo. Em sua passagem por São Paulo, a delegação suíça promoveu um jantar com jornalistas brasileiros na renomada Escola Laurent Suaudeau, na capital paulista.

O Jornal de Brasília esteve presente entre os convidados do encontro, que contou com um menu criado especialmente para a ocasião, com destaque para o concorrido fondue assinado pela chef brasileira Malu Mello, eleito o melhor do Brasil. O encontro exclusivo teve como proposta principal celebrar o Turismo da Suíça, além de fortalecer as conexões com o mercado brasileiro, reforçando o espírito de hospitalidade que une Brasil e Suíça.


A semana seguiu com agenda de reuniões e workshops destinados ao trade de todo o país. “Esta edição do STE, com tantos parceiros suíços vindos ao Brasil e tantos contatos valiosos com a mídia e o trade, nos enche de orgulho. É também um grande incentivo para buscarmos melhores resultados, fortalecendo cada vez mais a presença da Suíça no coração dos viajantes brasileiros”, reforçou Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.

O Turismo da Suíça apresentou em outubro resultados expressivos: entre janeiro e julho deste ano, o mercado brasileiro registrou crescimento de mais de 8% nas pernoites de brasileiros em hotéis suíços, consolidando-se como um dos principais mercados de longa distância para o destino. Esse desempenho reforça a tendência já observada em 2024, quando o Brasil bateu recordes históricos, com alta de cerca de 21,2% em pernoites.

O Brasil tornou-se prioridade estratégica para a Suíça, com viajantes reconhecidos por seu alto gasto médio diário e preferência por destinos urbanos, vilarejos alpinos e experiências autênticas. “Esse crescimento mais moderado já era esperado, uma vez que 2024 representou um ano de resultado extraordinário e atípico, estabelecendo uma base elevada de comparação”, disse Fabien Clerc à coluna, durante o evento realizado em São Paulo.

De acordo com os organizadores do evento, o sucesso do mercado brasileiro está alinhado à filosofia global “Travel Better” do Turismo da Suíça, em português “Viajar Melhor”. Trata-se da visão futura, sem o objetivo central de aumentar a frequência de visitantes ano após ano, mas sim atrair os hóspedes certos, aos lugares certos, no momento certo. A nova filosofia atua em cinco áreas-chave que tem dando bons resultados e atraído muitos brasileiros ao país.
