Domingo de muita tristeza na capital. Após um ano de batalha contra o câncer, a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima nos deixou na manhã de ontem, na casa onde morava, no Lago Sul. Partiu cercada pelo carinho da família e com a discrição que era a sua marca registrada.
Casada com o embaixador aposentado Paulo Tarso Flecha de Lima, a mineira de 76 anos, que adotou Brasília como lar, mãe de cinco filhos, um deles já falecido, e avó de dez netos, marcou os mundos diplomático e filantrópico do Brasil, onde atuou intensamente.

Com a melhor amiga, princesa Diana
Companheira de todas as horas do marido, ela serviu ao lado dele em capitais como Roma, Washington e Londres, período em que se transformou na melhor amiga e confidente da princesa Diana, de quem sempre lembrava com alegria e carinho de uma amiga saudosa.
Em Brasília, onde foi secretária de Turismo do governo Roriz, dona Lúcia realizou um trabalho excepcional. Era uma mulher bem relacionada e amiga de poderosos, como o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Apesar disso, sempre foi muito simples.

Dona Lúcia em um evento beneficente da Casa do Candango
Uma de suas paixões, além da família, era a Casa do Candango, onde há mais de treze anos comandava trabalhos em prol da instituição voltada para os mais necessitados. Com seu trabalho mudou o destino de mais de 300 crianças e idosos que residem no Lar São José.
Estive em várias ocasiões na casa de dona Lúcia, sempre impecável e elegante anfitriã, fosse para algum evento ou recebendo nossa equipe para alguma reportagem. Recordo-me de uma matéria de Natal em que ela nos revelou usar em sua árvore um urso de pelúcia, presente de Lady Di.

Ao lado do marido recebendo a bênção do papa João Paulo II
A última vez que estive com ela foi no ano passado. Um almoço de domingo na companhia da família, tendo os lindos e bem cuidados jardins da casa como cenário. Encontro para conversar sobre um evento em prol da Casa do Candango, preocupação constante da embaixatriz.
Ontem, no velório na casa dos Flecha de Lima, rosas e orquídeas brancas, as preferidas de dona Lúcia. Na missa celebrada pelo padre Iran, muitos amigos e autoridades como os ex-presidentes Sarney e Collor, o presidente da Câmara Rodrigo Maia e o governador Rollemberg.

A embaixatriz com o irmão Amilcar Martins e o marido Paulo Tarso Flecha de Lima
Entre as manifestações de amigos e autoridades, estava a do presidente Michel Temer, que escreveu: “Recebi com grande pesar a notícia do falecimento da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima. Meus sentimentos ao embaixador Paulo de Tarso e a sua família neste momento triste”.
O corpo de Lúcia Flecha de Lima será cremado na manhã desta segunda-feira. A missa de sétimo dia ainda será definida pelos filhos, em especial pela filha Isabel, que esteve ao lado da mãe em todos os momentos do problema de saúde. Que dona Lúcia descanse na paz do Senhor.
Fotos de arquivo pessoal e reprodução