Por uma edição, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, abrigou as comemorações e o desfile cívico de 7 de setembro. Este ano, as festividades, uma das principais do país, foram amparadas por três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, ressaltando um Brasil Soberano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja, abriu o desfile, chegando a bordo do Rolls-Royce presidencial.

A comemoração contou com a participação do público e das tropas das Forças Armadas do Brasil, – Marinha, Exército e Aeronáutica -, com o tradicional espetáculo da Esquadrilha da Fumaça. Na tribuna de honra, além de Lula e Janja, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, com dona Lu Alckmin, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com a esposa, Luana, e a filha, Paola, além de ministros de Estado e demais autoridades.

Um dia antes, no tradicional pronunciamento de rádio e televisão feito à nação, o presidente defendeu a soberania do Brasil. “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, disse ele. Na última sexta-feira, dia 5, Lula foi anfitrião de um almoço com os comandantes das três Forças Armadas, no Palácio da Alvorada.
Foto: Vitor Mendonça/Jornal de Brasília